Highlights: Investimentos em 2021

O ano de 2021 foi bastante desafiador tanto para o mercado de renda fixa quanto para o mercado de renda variável devido à falta de fundamento, alterações constantes das projeções macroeconômicas, instabilidade no cenário econômico, aumento da inflação e taxa de juros. Os gestores ativos, em especial, tiveram bastante dificuldade em acompanhar os benchmarks.

As projeções de taxa de juros têm se elevado de forma significativa atingindo o patamar de 9,25% (nove e vinte e cinco por cento) no final de 2021, tendo o ano iniciado com 2,00% (dois por cento). As projeções apontam taxas ao redor de 12% (doze por cento) para início de 2022.

é possível observar pela imagem abaixo que nos últimos dois anos (2020 e 2021) tivemos juros real negativo, cenário que ocorre quando temos inflação superior à taxa de juros.

Em relação ao mercado de renda variável observamos resultados com rentabilidade negativa desde o mês de Julho, acumulando uma perda expressiva no ano. Importante ressaltar que esse cenário impacta todo o mercado e, analisando os fundos da Fundação IBM, os mesmos têm entregue uma performance acima da média dos pares. Apesar do Ibovespa apresentar um resultado acumulado negativo no ano os gestores ativos ainda apresentam dificuldade em alcançá-lo. Como exemplo, no mês de Outubro, o Ibovespa teve resultado de -6,74% (seis e setenta e quatro por cento negativo) sendo que apenas cerca de 15% (quinze por cento) dos gestores conseguiram superar o índice.

Em relação ao mercado de renda fixa, podemos destacar o crédito como o ativo mais rentável no ano de 2021, sendo observado um aumento significativo da alocação dessa modalidade nos fundos de gestão ativa da Fundação IBM.

Um ponto importante de destacar foi a positiva contribuição que o investimento internacional trouxe aos perfis que possuem essa modalidade de investimento, devido à restrição pela legislação de alocação máxima de 10% no segmento internacional.

A Fundação Previdenciária IBM investe no fundo BB Global Select, que compra cotas do fundo exterior JP Morgan Global Select. O benchmark estabelecido para esse fundo é o MSCI World, índice de ações que considera mais de 1500 empresas de diferentes regiões. Importante também mencionar que o fundo é unhedged, ou seja, sofre variação cambial.

Como referência podemos observar pelo gráfico abaixo que o retorno acumulado do Ibovespa durante o ano de 2021 foi de -11,93% vs 29,01% do MSCI World.

Outro ponto bastante relevante é o alcance da diversificação nessa modalidade, como mencionado anteriormente o MSCI engloba mais de 1500 empresa enquanto que o Ibovespa engloba menos de 100.

No ano de 2021 observamos uma rentabilidade do índice MSCI World de 20,14% sem considerar o efeito da depreciação do real. Quando considerado o efeito da moeda essa rentabilidade aumenta para 29,01%.

Para o próximo ano os gestores iniciam com bastante cautela devido ao atual momento econômico e eventuais desdobramentos devido às eleições.