Think Future – Programa de educação financeira

O Think Future é o programa de educação financeira e previdenciária da Fundação IBM. Foi criado em 2016 com objetivo de promover a Educação Financeira e Previdenciária para a população das patrocinadoras, participantes ou não da FPI, assistidos e beneficiários de forma que possam fazer seu planejamento financeiro atual, considerando conscientemente as oportunidades e os riscos, visando seu próprio bem-estar no futuro.

Cartilhas

Cartilha de Educação Financeira

Você já conhece a Cartilha de Educação Financeira da Fundação?! Ainda não? Então faça o download agora mesmo e compartilhe o conhecimento com sua família e amigos.

Através desta cartilha você terá dicas e informações úteis para organizar suas finanças no dia a dia.

Cartilha de Perfis de Investimento

Acesse aqui a Cartilha dos Perfis de Investimento da Fundação desenvolvida para que você, participante, tenha mais detalhes e informações sobre como o seu dinheiro é investido.

Planilha de Orçamento Familiar

Se você está pensando em organizar suas finanças , seja para se livrar de dívidas, ou para acumular um milhão de reais em dez anos, fazer um controle das despesas e receitas é a melhor forma de começar seu projeto.

Uma família pode usar este modelo para controlar seu orçamento anual em uma única guia, inserindo dados em categorias de renda e despesas personalizáveis. Minigráficos e um design colorido tornam a elaboração do orçamento fácil e divertida.

Baixe agora a Planilha de Orçamento Familiar e, organize suas finanças!

Palestras

2024

• Think Future – Cenário Econômico Mundial: descubra o que está por vir (24/04 – Online) com Luis Oliveira (PIMCO Investment Management) –Vídeo (senha 6vVm2AK8)
  • Think Future – Declaração de Imposto de Renda (07/03 – Online) com Wagner Friia – Apresentação e Vídeo (senha AhbN6aX3)
  • Think Future – Previdência Também é Coisa de Jovem (21/02 – Online) com Cristiano Verardo (Abrapp) – Vídeo (senha YppG8Y49)
  • Think Future – Planejamento Financeiro “começando o ano bem” (23/01 – Online) com Sara Marques (AON) – Apresentação e Vídeo (senha PjeGAwM2)

2023

• Think Future – De Bem com Seu Dinheiro em 2024 (14/12 – Online) com André Massaro – Vídeo (senha MneUpZ3i)
  • Think Future – Investimentos e Atualização do Cenário Econômico (22/11 – Online) com XP Advisory – Apresentação e Vídeo (senha cTwzpTX2)
  • Dia Mundial da Saúde Mental – Comportamentos que sabotam o bem-estar financeiro (10/10 – Online) com Luciane Fagundes – Vídeo (senha 92zQtJxc)
  • Empodere-se Financeiramente de Propósito – Aprendendo mais sobre a Fundação IBM (19/09 – Online) com Bruna Marchi – Apresentação e Vídeo (senha De2NysUv)
  • Think Future – Atualização do Cenário Econômico (15/08 – Online) com Bradesco Asset – Vídeo (senha FsZsv46g)
  • Think Future INSS – aposentadoria e outros benefícios da Previdência Social (17/05 – Online) com Wagner Friia – ApresentaçãoVídeo (senha TspmXU6y)
  • Think Future – Dívidas! Como Administrar (19/04 – Online) com Pâmela Pires – ApresentaçãoVídeo (senha Gh7PfTgW)
  • Think Future – Declaração de Imposto de Renda (14/03 – Online) com Wagner Friia – ApresentaçãoVídeo (senha Vv6bRySU)
  • Think Future – Declaração de Imposto de Renda (08/03 – Online) com Wagner Friia – ApresentaçãoVídeo (senha wQ4VAgwb)
  • Think Future – Organização do Tempo como economia financeira? (27/02 – Online) com Pâmela Pires – ApresentaçãoVídeo (senha Gf6dCZpm)
  • Conheça a Fundação IBM (16/02 – Online) com Antonio José Guimarães Ramos e Bruna Marchi – ApresentaçãoVídeo (senha mB3rSetp)
  • Think Future – Tendências de Mobilidade e o Impacto nas Finanças Pessoais (18/01 – Online) com Jéssica Ribeiro – Vídeo (senha: xXEPU3SD) – Em breve apresentação

2022

• Think Future – Falando com a Família sobre Finanças (14/12 – Online) com Pâmela Pires – Vídeo (senha: Ns64pCBN) – Apresentação
  • Think Future – Estratégias para a Organização Financeira (12/12 – Online) com Pâmela Pires – Vídeo (senha: YbWPFFc9) – Apresentação
  • Think Future – Dicas Práticas para Saúde Mental e Financeira (13/10 – Online) com Ana Paula Hornos – VídeoApresentação
  • Think Future – Dicas Práticas de Como Gerenciar seus Gastos (09/09 – Online) com Wagner Friia – VídeoApresentação
  • Mudanças nos Perfis de Investimento (19/08 – Online) com Patrícia Cardoso e Blackrock – VídeoApresentação 1Apresentação 2Q&A
  • Think Future – Investimentos e Riscos no Cenário Atual (16/08 – Online) com Itaú Asset Management – VídeoApresentaçãoQ&A
  • Think Future – Investimentos na Fundação IBM (27/06 – Online) com Patrícia Cardoso – ApresentaçãoVídeo
  • Conheça a Fundação IBM (09/06 – Online) com Bruna Marchi – ApresentaçãoVídeo (senha bZdjhHY5)
  • Think Future – Investimentos para Iniciantes (25/05 – Online) com Leandro Costa – ApresentaçãoVídeo
  • Think Future – Equilíbrio Financeiro e Auto Sabotagem (26/04 – Online) com Andreza Stanoski – ApresentaçãoVídeo
  • Think Future – Declaração de Imposto de Renda (10/03 – Online) com Wagner Friia – ApresentaçãoVídeo

2021

• Relação e Impactos entre as Saúdes Financeira e Mental (21/10 – Online) com Ednei Delfim e Dr. Ado Bechelli – Vídeo
  • Investimentos da Fundação IBM (23/09 – Online) com Patrícia Cardoso e Bruna Marchi – Apresentação e Vídeo (senha zZimmQW5)
  • Investimentos II (25/08 – Online) com Ricardo Natali – Vídeo
  • Investimentos I (22/07 – Online) com Ricardo Natali – Vídeo
  • Como driblar o aumento do custo de vida para não entrar em dívidas  (22/05 – Online) com Wagner Friia – Vídeo
  • Empoderamento, Autonomia e Liberdade Financeira (17/03 – Online) com Ana Paula Hornos – Vídeo
  • Declaração de Imposto de Renda (24/02 – Online) com Daniel Elorza – Vídeo

2020

• Planejamento Financeiro: Organização e Controle de Gastos (26/11 – Online) com Rodrigo Tavora – Vídeo e Apresentação
  • Educação Financeira – Proxxi (10/11 – Online) com Wagner Friia – Vídeo Apresentação
  • Saúde Financeira e os Impactos na Saúde Mental (14/10 – Online) com Ana Paula Hornos – Vídeo
  • Campanha de Alteração de Perfil de Investimento (Agosto – Setembro, 2020) com Andre Massaro – Vídeo e Apresentação
  • Investimentos II (21/07 – Online) com Thiago Maran e Felipe Fazio – Vídeo (senha para acesso: Vs3DYkXy)
  • Investimentos I (23/06 – Online) com Thiago Maran e Felipe Fazio – Vídeo
  • Os Aspectos Financeiros da Pandemia (03/06 – Online) com Wagner Friia – VídeoApresentação e Sites sobre Investimentos & Finanças
  • A Arte de Equilibrar os Pratinhos (23/04 – Online) com Ana Paula Hornos – Vídeo
  • Declaração de Imposto de Renda (11/03 – Online) com Ricardo Natali – Vídeo (Obs.A necessidade de declarar como bens e direitos depende se o plano é PGBL ou VGBL. O PGBL (que é o da Fundação IBM), só precisa informar as contribuições (e eventual resgate – após desligamento). o VGBL precisa informar nos campos “situação em 31/12/2017” e “situação em 31/12/2018”, por exemplo, todo o saldo existente no VGBL em cada data).
  • Finanças Pessoais (18/02 – Online) com Rogério Frutuozo – Vídeo

2019

• Como lidar com as Dívidas e melhorar seu Planejamento Financeiro (02/04 – Online) com Rogério Frutuozo – Vídeo
  • Educação Financeira, para um futuro tranquilo (20/05 – Online) com Fabrício Royer e Leandro Tassi – VídeoApresentação e Perguntas e Respostas
  • Dívidas – Saiba como voltar a ter uma vida financeira estável (18/06 – Online) com Edward Claudio Junior – Vídeo e Apresentação
  • Salário como ferramenta de realização de sonhos (25/07 – Online) com Ricardo Natali – Vídeo e Apresentação
  • A Reforma da Previdência Social (29/08 – Online) com Wagner Friia – Vídeo e Apresentação
  • Conheça os investimentos disponíveis no mercado e na Fundação IBM (25/09 – Online) com Leandro Costa e Leandro Telles – VídeoApresentação 1Apresentação 2 e Perguntas e Respostas
  • Educação Financeira pra Crianças (23/10 – Online) com Ana Paula Hornos – Vídeo
  • Reforma da Previdência Aprovada (28/11 – Online) com Wagner Friia – VídeoApresentação e Perguntas & Respostas
  • Planejamento Financeiro para 2020 (17/12 – Online) com Rogério Frutuozo – Vídeo

2018

• Venha fazer parte da Fundação IBM e melhorar sua Saúde Financeira (10/05 – Online) com Vinícius Pedro – Apresentação
  • Compensation: Sua remuneração hoje e no futuro  (29/06 – Online) com Lucas Fazia – Vídeo
  • O valor do dinheiro no tempo (10/07 – Online) com Leandro Telles – Vídeo
  • Dívidas? Como lidar com elas?  (21/08 – Online) com Rogério Frutuozo – Vídeo
  • Opções de Investimento e o Milagre dos Juros Compostos  (09/10 – Online) com Leandro Telles – Vídeo
  • Uma Decisão Simples – Liberdade Financeira com Coaching (25/10 – Online) com Shirley Moraes – Video
  • Por que investir em Previdência (26/11 – Auditório Tutóia – SP) com Aquiles Mosca – Video

2017

• Sensibilização (19/10 – Auditório Pasteur – RJ) com Aquilies Mosca – Apresentação e Ricardo Frias – Apresentação
  • Compensation: Your compensation today and tomorrow (16/11 – Online) com Catia Senssulini – Vídeo indisponível
  • Debts? How to deal with them (24/11 – Online) com Rogério Frutuozo –  Vídeo
  • Financial Concepts: The value of money in time (01/12 – Online) com Leandro Telles –Vídeo
  • Budget Planning – Hands On! (07/12 – Online) com Marcelo Stipp – Planilha e Vídeo

• Sensibilização (10/10 – Auditório Tutóia – SP) – Apresentação
  • Finanças Pessoais e Investimentos: (FPI) (08/11 – Online) – Vídeo indisponível
  • Plano Fundação IBM (29/11 – Online) – Apresentação e Áudio
  • Benefícios IBM (13/12 – Online) – Apresentação e Áudio
  • Saúde e Qualidade de Vida (20/12 – Online) – Apresentação e Áudio

Cursos

Cursos Gratuitos

• A Fundação Getúlio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Acesse aqui.
  • A B3 foi criada em março de 2017 como fruto da combinação entre a BM&FBOVESPA e a CETIP, dando origem a uma companhia de estrutura de mercado financeiro de classe mundial. O Instituto Educacional BM&FBOVESPA agora é B3 Educação, e seus cursos online proporcionam a excelência de ensino da B3 a qualquer momento, onde você estiver. Acesse aqui.

Regime de Tributação

Veja o vídeo abaixo e entenda exatamente como funciona a aplicação do Regime de Tributação Regressivo, baseado nos períodos de acumulação dos saldos. Acesse aqui: Tributação Regressiva de Imposto de Renda.