FIQUE LIGADO

Cuidado com os golpes financeiros digitais

Com o maior uso de meios digitais por causa da pandemia do COVID-19, também aumentaram as tentativas de golpes financeiros. Segundo dados do FBI, houve um aumento de 300% em crimes cibernéticos durante a pandemia, e o Brasil é responsável por 53,9% dos vazamentos de cartões de crédito e débito.

Os golpes mais comuns utilizam uma técnica chamada phishing, onde o golpista utiliza meios como e-mail, SMS, ou até ligações falsas para colher informações pessoais da vítima tais como senhas, dados bancários e dados do cartão de crédito.

Outro golpe que se popularizou bastante foi a clonagem de WhatsApp. O criminoso consegue acessar o WhatsApp da vítima por outro celular e solicita a amigos e parentes o envio de valores ou pagamento de boletos se passando pela pessoa.

Para se prevenir dos golpes, o primeiro passo é sempre ser cético. Desconfie de qualquer contato para atualizar dados cadastrais ou regularizar situação junto ao banco ou empresa de cartão de crédito. Nunca forneça seus dados pessoais por telefone ou pela internet, como números de cartão de crédito ou senhas. Proteja seus dados pois, neste mundo digital que vivemos, eles podem ter um valor inestimável e perdê-los pode te causar uma baita dor de cabeça.