SEU BOLSO

Metas para melhorar sua saúde financeira em 2022

O ano de 2022 está começando e, com ele, vêm as famosas metas para o ano. Sabemos que muitas dessas metas acabam sendo abandonadas logo na largada (como aquela promessa de fazer dieta ou aprender um novo idioma) mas, quando o assunto é dinheiro, ser negligente pode ter consequências graves.

Se por acaso em 2021 suas finanças saíram do controle (você não está sozinho!), conheça abaixo algumas metas para você colocar em prática neste ano novo, de forma que sua saúde financeira volte aos trilhos e você consiga atingir seus objetivos e aspirações. Confira:

– Organize suas finanças e não fique no vermelho

Sabemos que a inflação nos últimos anos esteve bem alta, e isso pode ter deixado suas finanças que estavam em ordem em uma verdadeira bagunça. Nesse caso, o primeiro passo é organizar suas finanças mensais (existem planilhas e apps para isso), de forma que você enxergue como estão seus gastos mensais e faça os ajustes necessários. Lembre-se: não ficar no vermelho é essencial, mas o melhor cenário é “fazer sobrar” um pouco todo mês.

– Defina objetivos financeiros (pelo menos de curto prazo)

Não nos sentimos inclinados a poupar nosso dinheiro sem ter um motivo para fazê-lo. Se você nunca se organizou para conquistar algum objetivo financeiro, comece com objetivos de curto prazo, como a viagem no final do ano, por exemplo. Estime o valor que você pretende gastar no seu objetivo e dívida pelo tempo que você tem para economizar. Avalie se o valor mensal cabe no seu orçamento e, se for o caso, reavalie seus gastos novamente até chegar na distribuição esperada.

– Transforme o ato de poupar em um hábito

Criar um planejamento no início do ano até não é tão difícil, mas seguir este planejamento ao longo do tempo pode ser desafiador se você não mantiver o foco. Para isso, você tem que transformar o ato de poupar em um hábito, como escovar os dentes ou tomar banho. Uma boa dica é retirar os valores que deseja poupar da sua conta no banco assim que você receber o salário. Dessa forma, o dinheiro não fica lá à vista pronto para ser utilizado para outros fins.