Mudanças nos perfis de investimento do plano CD: saiba a diferença entre Gestão Ativa e Passiva.
Desde junho de 2025 está sendo implementada uma importante transição na estratégia de gestão no segmento de renda variável dos Perfis de Investimento do Plano de Contribuição Definida: de uma gestão ativa para uma gestão passiva.
Mas você sabe a diferença entre esses dois tipos de estratégia e que impacto esta mudança tem no seu plano de previdência?
Pode ficar tranquilo que nesse artigo você vai ficar sabendo.
O que é denominado gestão ativa é a busca pelo gestor de investimentos por ativos com o objetivo de superar os índices de referência de fundo — usualmente chamado de benchmark pelo mercado — que no seguimento de renda variável dos Perfis do Plano CD da FPI é o Ibovespa. A gestão ativa é uma estratégia de custo mais alto, pois exige um trabalho maior por parte do gestor, porém, de maior potencial de retorno.
Já a gestão passiva não busca superar, mas sim seguir o índice de referência do fundo, sem a intenção de superá-lo. Esta estratégia tem custo menor pois o gestor precisa apenas replicar a composição do índice de referência. Isso também significa um risco menor para o fundo, pois evita uma seleção de ativos que possa gerar um retorno inferior ao índice.
O novo fundo de renda variável consolidado que adotará a abordagem passiva (fruto da incorporação do fundo Maragogi ao fundo Aruba, sob gestão do Bradesco) contará, então, com taxa de administração reduzida, o que significa um retorno líquido maior para os participantes. Além disso, o fundo terá uma estrutura que permitirá alocação de até 20% em fundo passivo com estratégia de aluguél de ações. Esta prática visa gerar alguns pontos base (bps) adicionais de retorno em relação ao índice referência sem alterar o perfil de risco da carteira, e é algo comum em fundos de renda variável passiva.
Como resultado geral, a FPI espera ganhos de eficiência, redução de custos operacionais e otimização dos resultados alcançados pela aplicação dos recursos de nossos participantes.
