Aumento da Longevidade e Previdência Privada: Como cuidar do futuro hoje
Como enfrentar o desafio da previdência privada em tempos de maior longevidade.
O mundo está vivendo um fenômeno que provoca grande impacto na sociedade: o aumento da expectativa de vida. Para se ter uma dimensão deste aumento, é só notar que em 1950 a longevidade do brasileiro era de apenas 46,8 anos. Hoje, segundo o IBGE, este número saltou para 76,6 anos. Projeções elevam esse patamar para 83,9 anos em 2070.
Essa situação agrava, principalmente, o planejamento previdenciário. A previdência social, diante dessa realidade, tem o desafio — para alguns analistas, intransponível — de equilibrar os recursos destinados à aposentadoria com as demandas de pagamento dos aposentados. As regras atuais definem as idades de 62 anos para as mulheres e 65 anos para homens. É só fazer as contas que se percebe o tamanho do problema.
Por isso, já há algumas décadas, a previdência complementar tem se apresentado como um antídoto eficiente para corrigir as distorções causadas pelo aumento da longevidade. Um plano de previdência privada é a ferramenta mais inteligente para garantir o padrão de vida no futuro, principalmente agora que as pessoas estão vivendo mais.
Nunca foi tão importante reservar uma parte da sua renda atual para construir uma reserva sólida que garanta uma aposentadoria sem sobressaltos. O futuro se faz hoje.
E você? Como você está construindo seu futuro hoje? Está se preparando para as despesas futuras que certamente continuarão chegando mesmo depois da tão sonhada aposentadoria? Nós da Fundação te ajudamos a pensar nesse futuro. Venha fazer parte do nosso plano.