Benefício Proporcional Diferido

É a possibilidade de o participante deixar seus recursos na Fundação IBM para receber o Benefício Proporcional (Aposentadoria) quando se tornar elegível. Há incidência de taxa administrativa, porém não há contribuição.

Passo a passo para solicitação:

1. O BPD deve ser solicitado via “Instituto Online”:
  2. Após processamento, você receberá um email com a confirmação e mais detalhes.

Perguntas frequentes sobre Benefício Proporcional Diferido

1. Como BPD, posso realizar contribuições/aportes?

Não é possível realizar contribuições/aportes como BPD. O seu fundo ficará apenas rendendo de acordo com o perfil de investimento escolhido por você.

2. Qual o valor taxa administrativa?

O valor da taxa administrativa é 0,39% ao ano e é descontado mensalmente diretamente do seu saldo.

3. Com que frequência posso fazer a alteração de perfil de investimento?

A alteração de perfil de investimento pode ser realizada a cada 3 meses da última alteração através da “Área do Participante” ou do app da Fundação IBM.

4. Quais são as opções depois de um tempo como BPD?

Após o BPD, você pode portar o seu fundo para outra previdência complementar compatível (PGBL), efetuar o resgate  ou então se aposentar, quando for elegível.

5. Como solicitar a portabilidade após um período como BPD?

Você deve entrar em contato conosco através do botão “Atendimento” na “Área do Participante” solicitando a portabilidade ou através do email fpibm@sinqia.com.br. Mais informações sobre o processo de Portabilidade estão disponíveis a seguir, neste mesmo material.

6. Em caso de falecimento, o que acontece com o saldo que possuo?

O valor total do fundo, após desconto do imposto de renda (de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante), é pago aos beneficiários indicados pelo titular. Por isso, é de extrema importância que essas informações estejam atualizadas em nosso sistema. Acesse a “Área do Participante” e verifique se é necessário realizar alguma alteração.