Investimentos

Dúvidas frequentes sobre investimentos

Existe um percentual ideal de Contribuição? 5%, 8%, 10% ….

O ideal é começar a contribuir o quanto antes for possível, afinal o tempo é um grande aliado nesta equação. Imagine que, a partir de hoje, você decida poupar e investir uma pequena parte dos seus rendimentos. Pode ser que, em um ou dois anos, este montante poupado não faça diferença, mas imagine como estará este montante em 10 ou 20 anos (principalmente se considerarmos a incidência dos juros sobre juros). É possível que você tenha uma soma considerável no futuro e que pode lhe ajudar a ter uma aposentadoria muito mais tranquila.

Importante é conhecer os seus objetivos e é preciso ter disciplina, manter um planejamento e realizar aportes com frequência, independente do valor.

Conforme seus rendimentos forem aumentando ao longo da vida, você aumenta também o valor investido mensalmente.

É vantagem aplicar mais de 12% na previdência? Já que o indicado para receber isenção no imposto de renda é 12%, vale apena aumentar para 15%, 20% do salário?

As aplicações em fundos de previdência privada podem ser dedutíveis, até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis, na declaração do imposto de renda.

Do ponto de vista do seu futuro financeiro para atingimento dos objetivos, investir acima desse limite, sempre é uma alternativa interessante, porém, se o objetivo é a obtenção de um benefício fiscal, deve-se avaliar com atenção outras alternativas.

Qual o conceito dos nomes dos perfis?

Os nomes dos perfis são relacionados à composição de cada um. Assim, o perfil CDI é composto apenas por títulos de renda fixa que buscam entregar o retorno do CDI e os perfis RV20, RV35, RV50 e RV65 indicam a proporção de Renda Variável (RV) em cada um.

O que é RV?

RV significa Renda Variável. Investimentos em renda variável são aqueles que a pessoa se torna proprietária de um bem ou direito. A forma mais comum são as ações negociadas na bolsa de valores.

A valorização destes investimentos se dá tanto pela diferença entre o valor de compra e venda da ação (ou seja, se o valor de mercado da empresa aumentou) quanto pelo recebimento de dividendos (distribuição de lucro aos acionistas). A Fundação IBM investe em ações através de Fundos de Ações no mercado local e no exterior.

No caso do Fundo de Ações no mercado local, temos as ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa, agora chamada de B3), cujo índice mais conhecido é o Ibovespa.

No caso do Fundo de Ações no exterior, temos ações negociadas em Bolsas de Valores internacionais, cujo índice utilizado, o MSCI World, é composto por aproximadamente 1.617 ações de 23 países distribuídos entre todas as regiões do mundo.

Em cada um dos perfis com RV, 10% da alocação é em bolsa internacional e o restante em bolsa local.

O que é CDI?

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. A Taxa DI, tida como referência (benchmark) da renda fixa no Brasil, é a taxa média dos Certificados de Depósito Interbancário (CDI) negociados em um dado período.

Em geral, a taxa DI segue de perto a taxa SELIC, que é a taxa praticada nos títulos públicos federais de curto prazo, e é considerada a taxa básica da economia brasileira.

O que é Renda Variável Local e o que é Renda Variável Internacional?

Dentro do segmento renda variável o investimento mais conhecido e que a Fundação IBM investe são as ações. O investimento em ações consiste em comprar pequenas frações de empresas selecionadas.

No Brasil temos aproximadamente 400 empresas listadas em bolsa sendo o índice mais conhecido de referência, Ibovespa, composto por aproximadamente 70 empresas brasileiras. Já o índice mais conhecido para ações internacionais, MSCI, é composto por mais de 1500 empresas. Visando a diversificação a Fundação IBM investe em fundos de ações composto por empresas nacionais tendo referência o índice Ibovespa (renda variável local) e em fundos de ações de empresas internacionais, tendo como referência o índice MSCI (renda variável internacional).

Qual a diferenca entre Renda Fixa Passiva e Ativa?

A estratégia de gestão ativa é aquela em que o gestor tem liberdade para fazer a seleção dos ativos que vão compor a carteira de determinado fundo de investimento. Nesse tipo de gestão, a meta é obter rentabilidade superior ao registrado pelo índice de referência, o chamado benchmark. No caso dos Fundos de Renda Fixa o índice de referência é o CDI, nome dado ao nosso perfil mais conservador e que tem uma gestão passiva, ou seja, busca replicar o desempenho do benchmark.

Qual a composição do perfil CDI?

Composto 100% por ativos de Renda Fixa e tem uma gestão passiva que busca a rentabilidade da taxa DI menos a taxa de administração do fundo.

Recomendado para quem: prioriza segurança e proteção do capital já acumulado no plano.

Qual a composição do perfil RV20?

Composto por 80% de ativos de Renda Fixa e 20% de Renda Variável, sendo os 20% de Renda Variável distribuídos em 10% em investimentos locais e 10% em investimentos no exterior. Os ativos têm uma gestão ativa, com o objetivo de retorno superior ao índice de referência definido pela Fundação Previdenciária IBM.

Recomendado para quem: quer aumentar sua exposição a riscos para obter uma rentabilidade superior ao CDI, porém mantendo a maior parte dos recursos em investimentos de Renda Fixa.

Qual a composição do perfil RV35?

Composto por 65% de ativos de Renda Fixa e 35% de Renda Variável, sendo os 35% de Renda Variável distribuídos em 25% em investimentos locais e 10% em investimentos no exterior. Os ativos têm uma gestão ativa e tem como objetivo um retorno superior ao índice de referência definido pela Fundação Previdenciária IBM.

Recomendado para quem: aceita exposição a Renda Variável em busca de retornos melhores em prazos mais longos, ainda que a maior parte dos recursos continue sendo aplicada em investimentos de Renda fixa.

Qual a composição do perfil RV50?

Composto por 50% de ativos de Renda Fixa e 50% de Renda Variável, sendo os 50% de Renda Variável distribuído em 40% em investimentos locais e 10% em Investimentos no exterior. Os ativos têm uma gestão ativa e tem como objetivo um retorno superior ao índice de referência definido pela Fundação Previdenciária IBM.

Recomendado para quem: está disposto a alocar uma parcela relevante de seus recursos em Renda Variável (50%), com expectativa de altos retornos em prazos mais longos.

Qual a composição do perfil RV65?

Composto por 35% de ativos de Renda Fixa e 65% de Renda Variável, sendo os 65% de Renda Variável distribuídos em 55% em investimentos locais e 10% em investimentos no exterior. Os ativos têm uma gestão ativa e tem como objetivo um retorno superior ao índice de referência definido pela Fundação Previdenciária IBM.

Recomendado para quem: entende os riscos e oscilações da Renda Variável e quer o máximo de alocação em RV para maximizar sua expectativa de retorno no longo prazo.

Como escolho o melhor perfil para mim?

A escolha por um dos perfis é individual e deve ser objeto de avaliação periódica do participante. Cada participante deve entender o nível de risco que deseja assumir em seus investimentos em busca de um retorno adequado às suas expectativas. Não existe fórmula para definir o grau de aversão a risco, de forma que a avaliação deve ser feita por cada indivíduo. Mas, para facilitar esse entendimento, antes de qualquer alteração de perfil, você deverá preencher um questionário para ajudá-lo a identificar perfil mais indicado para você.

Existe alguma ferramenta para me auxiliar na escolha do meu perfil?

Sim, ao efetuar a alteração de Perfil, você obrigatoriamente irá preencher um questionário chamado Análise do Perfil de Investidor que é uma ferramenta desenvolvida utilizando-se de uma série de perguntas que visa avaliar as expectativas individuais (objetivos), a tolerância aos riscos dos participantes e a sua experiência com investimentos financeiros, buscando auxilia-lo a definir qual o perfil mais adequado.

Não existe um investimento melhor que o outro. Existem pessoas diferentes que precisam de investimentos de acordo com seu perfil de investidor e seus objetivos.

Qual é o link do questionário de Análise do Perfil de Investidor?

Você pode acessar o questionário através da área do participante no site da Fundação IBM através do link Campanha de Alteração de Perfil (www.fundacaoibm.com.br).

Todos os participantes precisam fazer a Análise do Perfil de Investidor?

Sim, faz parte do processo de decisão a identificação do perfil como investidor para assim conhecer quais são os Perfis de Investimento adequados dentro da Fundação IBM.

Sou obrigado a optar pelo Perfil ou alterar o meu Perfil em função do resultado indicado no teste de Análise do Perfil de Investidor?

Com base em suas respostas no questionário será sugerido o melhor perfil para você. Entretanto, você não é obrigado a acatar essa sugestão pois está é uma decisão particular. Caso, ao seu critério, você opte por um perfil que não é o indicado pelo questionário, você será alertado para que confirme a opção desejada. É preciso também entender os riscos e consequências de optar por um perfil que possa estar desalinhado com o seu perfil como investidor indicado pelo questionário. Para maiores informações, consulte os diversos materiais disponíveis sobre Investimento e Educação Financeira na página da Fundação IBM.

O teste de perfil são aquelas perguntas que se tem ao selecionar a opção de alterar o perfil?

Sim! Ao clicar no link Campanha de Alteração de Perfil, antes de escolher o seu perfil, você obrigatoriamente responde a uma série de perguntas que é o Teste de Perfil.

Como saber em quais ativos serão aplicados os % de RF e RV?

No site da FPIBM temos a política de investimento onde podem ser encontradas as classes de ativo permitidas dentro de cada Fundo. Os detalhes dos investimentos de cada fundo podem ser consultados no site da CVM.

Para ver os detalhes de cada fundo no site da CVM preciso de qual informação? CNPJ do fundo? Qual o link correto da CVM para isso?

É possível efetuar a busca pelo nome do Fundo ou CNPJ através do link:

Você sabe explicar por que na Fundação da IBM americana existem mais de 20 opções de investimento e aqui no Brasil só cinco perfis ativos.

O produto oferecido pela Fundação IBM está em consonância com a nossa realidade de mercado de capitais e provedores de serviços. A experiência da realidade americana foi utilizada neste trabalho uma vez que temos no Board da Fundacao IBM Brasil o diretor do Plano de Pensão US.

Todas as modalidades de investimentos tem 10% nas bolsas internacionais?

Todos em perfis com Renda Variável terão 10% de investimento em renda variável internacional com exposição ao dolar.

Como o aumento na alocação de investimento no exterior (Renda Variável Internacional) pode ser benéfico para os participantes?

Aumenta a exposição a um número maior de ações e regiões, além do acesso a ativos ligados a setores pouco representativos no Brasil, como os de Tecnologia da Informação e Saúde.

Enquanto o Ibovespa é composto por 68 ações, o MSCI World é composto por aproximadamente 1.617 ações de 23 países, distribuídos entre todas as regiões do mundo. Considerando-se que o peso do Brasil no MSCI World é de apenas 1%, pode-se dizer que 99% das oportunidades de investimento em renda variável estão fora do país.

Já os dados comparativos de risco e retorno entre o MSCI World e o Ibovespa em janelas de tempo de um (1), cinco (5) e dez anos (10) mostram uma nítida vantagem para o primeiro e uma baixa correlação entre ambos.

Essa estratégia é exposta ao dolar americano proporcionando uma proteção na carteira contra quedas na bolsa brasileira.

Por que os rendimentos (positivos ou negativos) são fechados mensalmente? Porque no mercado enquanto eu não vender os ativos não realizo o lucro ou prejuizo.

O processo de reenquadramento dos perfis para a alocação devida é realizado mensalmente. A atuação dos gestores, compra e venda de ativos ocorre de forma independente de acordo com sua estratégia, seguindo os limites estabelecidos na Política de Investimento.

Existe previsão de algum plano acima do RV65, como por exemplo RV70, RV75? Ou depende da legislação?

Não até o momento.

Os %’s entre os perfis são sempre respeitadas, mesmo quando o a bolsa cai? Por exemplo os 50% em RV quando a bolsa cai, será complementado depois para voltar 50%?

O rebalanceamento dos perfis é realizado mensalmente respeitando os % de alocação de cada perfil.

O RV50 é bom para pessoa que tem quase 40 anos, pois diz quem tem tempo ate aposentadoria, ou isso seria melhor para os mais novos?

O perfil do investidor leva em conta quem já está aposentado e, portanto, sem possibilidades de recuperação do patrimônio através de trabalho?

Sim. O questionário Análise do Perfil de Investidor que é uma ferramenta desenvolvida utilizando-se de uma série de perguntas que visa avaliar as expectativas individuais (objetivos), a tolerância aos riscos dos participantes e a sua experiência com investimentos financeiros, buscando auxiliá-lo a definir qual o perfil mais adequado. Com base em suas respostas no questionário será sugerido o melhor perfil para você.

Na renda variável, o gestor irá replicar o índice BOVESPA ou tomará decisões de carteira diferentes da composição do índice, para buscar melhor rentabilidade?

A renda variável tem uma gestão ativa, logo busca um ganho adicional em relação ao índice de referência. No caso da renda variável local ele buscará superar o índice de referência, o Ibovespa. No caso da renda variável internacional ele buscará superar o índice de referência MSCI world.

Onde podemos verificar os ativos e estrategias em que a opção de RV alocará os recursos? Existe algum relatório periodico?

É possível efetuar a busca pelo nome do Fundo ou CNPJ através do link:

Para os perfis que possuem RV Internacional, os mesmos contemplam hedge cambial?

O Fundo internacional não contempla hedge cambial.

A aplicação em renda variável é feita somente via fundos ou são feitas aplicações em ações de empresas diretamente?

Os investimentos são realizados através de Fundos de investimentos e são realizados pelos gestores contratados pela FPIBM e observarão as restrições e limitações estabelecidas na Política de Investimento.

Eu poderei escolher os Ativos ou a Fundação que irá fazer a gestão?

Os participantes poderão escolher o perfil e terão que responder o questionário de Análise do Perfil do Investidor que irá auxiliar na escolha do perfil mais adequado. A seleção dos ativos é realizada pelos gestores de cada Fundo com base na Política de Investimento.

Acompanhando a curva de lucratividade dos produtos atuais, perdeu menos quem ficou no perfil “super conservador”. Qual sua visão de futuro?

No site da Fundação você consegue ver o resultado histórico de cada perfil. Os perfis de investimento tem como meta investimentos de longo prazo onde os perfis mais arrojados apresentam retornos maiores e consequentemente mais volatilidade. Recomendamos avaliar seu perfil de investimento e para isso temos um questionário no site no momento de escolha do seu perfil.

Quais são as características da gestão ativa?

O fundo com gestão ativa tem benchmark, excess return e Tracking Error definidos pela Fundação, as quais são definidas na Política de Investimento da Fundação. A estratégia de alocação é definida pelo gestor que possue estratégias e táticas distintas. As estratégias devem estar em compliance com a Resolução 4661, específica para planos de previdência, que veta por exemplo day trade em nossos portifolios.

É possível dividir o investimento, por exemplo, 30% em um determinando perfil e 70% em outro?

Não, você tem opção de escolher um dos perfis oferecidos.

Tem como consultar o histórico de cada perfil nos últimos 12 meses?

Sim o histórico de rentabilidade pode ser encontrado no seguinte endereço: https://www.fundacaoibm.com.br/planos/relatorios/

Ou na área do participante na sessão de “Rentabilidade”.

Para quem já está bem próximo da aposentaria, a menos de 5 anos, qual seria o perfil mais indicado?

A escolha por um dos perfis é individual e deve ser objeto de avaliação periódica do participante. Cada participante deve entender o nível de risco que deseja assumir em seus investimentos em busca de um retorno adequado às suas expectativas. Não existe fórmula para definir o grau de aversão a risco, de forma que a avaliação deve ser feita por cada indivíduo. Mas, para facilitar esse entendimento, antes de qualquer alteração de perfil, você deverá preencher um questionário para ajudá-lo a identificar perfil mais indicado para você e de acordo com o seu momento de vida.

Essa ferramenta foi desenvolvida utilizando-se de uma série de perguntas que visa avaliar as expectativas individuais (objetivos), a tolerância aos riscos dos participantes e a sua experiência com investimentos financeiros, buscando auxiliá-lo a definir qual o perfil mais adequado.

Qual o tempo mínimo de permanência em um perfil?

Período mínimo é de 3 meses.

Como podemos quantificar curto, médio e longo prazo?

Não existe uma definição precisa sobre a duração do que é curto, médio e longo prazo. Muitos economistas, quando se referem à situação do país ou aos planos de uma família, usam a seguinte escala (que não é uma regra!): curto prazo – de 1 a 2 anos; médio prazo – de 3 a 9 anos; e longo prazo – acima de 10 anos.

Em relação a alocação internacional podemos passar dos 10%?

As Fundações de Previdência Privada tem legalmente o limite de 10% de investimento em renda internacional.

Os fundos que temos hoje são exclusivos da Fundação? Que é o custodiante?

O custodiante é do Bradesco. Os Fundos são exclusivos da Fundação exceto o Fundo Internacional.

O site da Fundação me permite fazer o teste sem ter obrigatoriamente fazer a alteração?

Sim. Apesar do teste ficar dentro do link Campanha de Alteração de Perfil, você pode entrar e fazer o teste e não necessariamente fazer uma escolha de perfil.

De quanto em quanto tempo é feito o rebalanceamento das carteiras? Esse rebalancemaneto e feito apenas com novos aportes ou há retirada dos fundos com maior %?

O rebalanceamento é realizado mensalmente. Os fundos são selecionados para receber os aportes/ resgates do mês de acordo com a performance obtida.

Onde posso verificar quanto rende cada componente de cada perfil. Onde acho isso de forma fácil?

As informações dos fundos que a Fundação IBM investe e respectiva alocação por perfil está disponível no site da Fundação IBM: Investimento -> Perfis de investimento -> Onde são realizados os investimentos. Pelo CNPJ de cada fundo, disponibilizado na página, é possível realizar uma consulta detalhada do retorno, valor da quota, patrimônio etc. no site da CVM.

Por que a fundação investe em fundos ao invés de, digamos, ETFs?

Os ETFs visam replicar determinados índices, sendo considerados produtos de gestão passiva. A Fundação IBM prioriza a gestão ativa, no longo prazo observamos que proporciona um maior retorno aos participantes.

Qual a estratégia sugerida para diminuir os riscos frente a situação economica e política do Brasil?

Acompanhamos com os gestores o cenário econômico e as estratégias estabelecidas. Temos diferentes gestores e estratégias, dessa forma obtemos uma diversificação dos investimentos realizados. Em geral, em momentos de incerteza, onde os gestores não conseguem prever o mercado com clareza, tendem a adotar posturas mais conservadoras, alocando em ativos de menor risco.

Os fundos que a fundação IBM investe são fechados, ou seja, exclusivos para a IBM?

A maior parte dos fundos são exclusivos. O único fundo aberto é BB Global Select (estratégia internacional).

A escolha do gestor leva em consideração sua experiência e qualificação no mercado?

A escolha do gestor leva em considerando diversos aspectos tanto qualitativos quanto quantitativos. Experiência e qualificação no mercado é um dos critérios mais importantes considerados na avaliação qualitativa. Adicionamente, acompanhamos o resultado dos fundos comparados aos pares e alteração de profissionais considerados chaves nas assets.

Seria factível, num futuro proximo, o usuario poder definir o percentual de reda fixa e variavel, e no caso de variavel, a proporcao no Brasil e exterior?

Não temos essa possibilidade para um futuro próximo. Lembrando que atualmente, a alocação máxima para investimento internacional, permitida pela resolução 4661, é de 10%.

Muitas coisas são indexadas pelo IGPM, poderiam comparar os rendimentos com o IGPM ao inves do IPCA?

Não temos no mercado instrumentos financeiros, disponíveis para aquisição, que visem replicar o IGP-M. Os títulos públicos indexados à inflação são as NTN-Bs, que utilizam o IPCA. O governou descontinuou em 2007 as NTN-Cs que indexavam os títulos ao IGP-M.

O que são e quem paga as despesas com a administração do plano?

A administração dos recursos é função atribuída legalmente à Fundação IBM, uma entidade de previdência complementar, regulada e fiscalizada pelo Conselho Nacional da Previdência Complementar (CNPC) e pela Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC). Para que cumpra adequadamente o seu papel, a Fundação IBM conta com um time altamente qualificado de profissionais e prestadores de serviços, para realizar os melhores e mais adequados investimentos, de modo a preservar a liquidez e solvência do plano de benefícios.

É importante destacar a diferenciação entre taxa de administração do plano e taxa de administração dos investimentos.

Em relação a taxa de administração do plano, a IBM Brasil constituiu no passado uma reserva dentro do plano de Contribuição Definida para custear parte das despesas deste plano para seus funcionários ativos e aposentados que pertençam ao mesmo. Cabendo a este grupo de participantes do plano somente o custeio dos fundos de investimento (taxa de gestão) enquanto haja a respectiva reserva. Para os participantes dos regimes BPD (Beneficio Proporcional Diferido) e Autopatrocínio há uma tabela de taxa de administração (Manual Explicativo plano CD), custeado pelos próprios participantes destas categorias.

Já a taxa de administração dos investimentos (Item 2.26 do regulamento), também conhecida como taxa de gestão trata-se de um percentual anual que é cobrado pelo Gestor para operacionalizar e gerir o dinheiro investido. A rentabilidade observada no site da FPIBM é líquida, ou seja, já descontada a taxa de gestão dos Fundos. As taxas estão explicitadas nos regulamentos dos fundos que estão publicados no site da CVM e são bastante atrativas quando comparadas às taxas de administração de fundos abertos.

A taxa de administração do fundo é sobre o aporte ou sobre o lucro?

A taxa de administração do fundo é calculada sobre o patrimônio total. Importante ressaltar que a rentabilidade obtida já é net de fee, ou seja, já contempla o valor pago aos gestores.