Taxa administrativa

Dúvidas frequentes sobre taxa administrativa

1. Me desliguei das patrocinadoras, se eu quiser manter meu plano na Fundação IBM, terei que pagar taxa administrativa?

Sim. Os participantes da Fundação IBM que tiverem interesse em manter-se vinculados à Fundação terão a incidencia de taxa administrativa sobre o saldo acumulado no valor de 0,39% ao ano.

2. Quem tem o desconto referente à taxa administrativa?

• Participantes Autopatrocinados, BPD (presumido ou não) ou com resgates parcelados;
  • Aposentados pelo Benefício Proporcional (BPD), ou seja, quando ocorre a perda de vínculo (demissão) antes da elegibilidade ao benefício de aposentadoria;

3. Como é realizado o pagamento da taxa administrativa?

O pagamento da taxa adminstrativa será através de desconto mensal direto no saldo acumulado do participante.

4. Onde posso vizualizar o pagamento da taxa administrativa?

O valor atualizado pode ser visualizado diretamente no site do participante mensalmente dia 15 ou dia útil anterior.

5. Qual o valor da taxa administrativa?

O valor da taxa administrativa é de 0,39% ao ano do saldo. E, como este é atualizado mensalmente, o valor da taxa não é fixo, ou seja, também sofre alterações mensalmente.

6. Na Fundação IBM também pagamos Taxa de Administração Financeira ?

Sim. A taxa de administração financeira ou taxa dos investimentos (Item 2.26 do regulamento), também é conhecida como taxa de gestão e trata-se de um percentual anual que é cobrado pelo Gestor para operacionalizar e gerir o dinheiro investido. A rentabilidade observada no site da FPIBM é líquida, ou seja, já descontada a taxa de gestão dos Fundos. As taxas estão explicitadas nos regulamentos dos fundos que estão publicados no site da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.