Sobre a fundação

O principal objetivo da FPI,  como entidade, é oferecer à população uma cultura de poupança.

Fundação Previdenciária IBM

Fundação Previdenciária IBM (FPI) foi criada em 1978 com sede na unidade da IBM do Rio de Janeiro, apenas um ano após a criação do Instituto de Previdência Privada no Brasil. Desde o início, a FPI é uma entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos e com autonomia financeira e administrativa.

Da época de sua criação até os dias de hoje, os planos previdenciários passaram por diversos ajustes de acordo com as exigências do mercado e da legislação brasileira.

O principal objetivo da FPI como entidade é oferecer à população uma cultura de poupança, que possa incentivar o participante a se preparar para a aposentadoria.

Em 2003, menos de dez anos após a criação do plano de Contribuição Definida, foram criados mais quatro perfis de investimentos, voltados para a gestão ativa dos fundos. Com isso, a FPI passou a ser a primeira entidade previdenciária fechada a ter em seu portifólio oito perfis de investimentos.

Em 2020, o novo momento econômico do país, com juros no menor patamar da história, motivou a Fundação IBM a revisitar sua estratégia de investimentos e dar um novo olhar aos Perfis de Investimento que oferece aos participantes. Essa mudança visou facilitar a decisão dos participantes e dar ainda mais flexibilidade para os mais diversos momentos de vida de cada um. Foi momento também de ajustar as alocações das carteiras, para deixa-las mais diversas e preparadas para atravessar diversos ciclos econômicos. Com esta mudança, a Fundação passa a oferecer cinco perfis de investimento voltados à necessidade de cada participante.

Atualmente, a Fundação IBM possue duas patrocinadoras em seu Plano de Contribuição Definida, sendo elas:

• IBM BRASIL – INDUSTRIA MAQUINAS E SERVICOS LTDA
  • PROXXI TECNOLOGIA LTDA

Fundação Previdenciária IBM – Você, hoje, investindo no amanhã!