Aposentadoria

Dúvidas frequentes sobre aposentadoria

Qual o passo a passo para solicitação da aposentadoria?

Para solicitar a aposentadoria, é necessário o preenchimento de 3 formulários que serão enviados por email através do logon fpibm@sinqia.com.br.

Descrição dos formulários:

1. Renda Mensal: ao preencher este formulário, você escolherá o valor que receberá por mês como benefício. Pode ser um valor fixo, um percentual sobre o saldo ou em anos. Independente do critério utilizado, o valor final, em reais, precisa estar entre 0,1 e 2% do seu saldo (obs.: a incidência do imposto de renda é sobre o valor escolhido de acordo com o regime de tributação informado no momento da adesão ao plano.
  2. Dependentes de imposto de renda: neste formulário, você indicará quem são os seus dependentes de imposto de renda, se aplicável.
  3. Beneficiários em caso de falecimento: é fundamental que a informação de beneficiário em caso de falecimento esteja atualizada em nosso sistema. Então, preenchendo esse formulário no momento da solicitação da aposentadoria, garantimos que você tenha beneficiários cadastrados e, acima de tudo, atualizados.

Informações Importantes:

Após preenchimento dos formulários, você deve responder ao e-mail que recebeu com os formulários enviando-os digitalmente devidamente preenchidos.

A concessão da aposentadoria e, consequentemente o início do recebimento do benefício mensal, será no último dia útil de agosto. Depois, a partir de setembro, o benefício mensal será pago todo dia 20 ou dia útil anterior.

O valor do benefício poderá ser atualizado duas vezes ao ano, em junho e dezembro, com vigências, respectivamente, em julho e janeiro e as alterações de perfil continuam com a mesma regra, podem ser feitas a cada três meses da última atualização realizada.

Como é o desconto de IR sobre o valor da aposentadoria?

O desconto é feito direto na fonte de acordo com o regime de tributação escolhido pelo participante no momento da adesão (progressivo ou regressivo).

É pago 13º salário?

Sim, é pago em duas parcelas. A primeira em novembro e a segunda, em dezembro.

Como aposentado, posso continuar fazendo contribuições ou aportes esporádicos?

Não, não é possível nenhuma forma de contribuição/aporte.

Qual o valor da despesa administrativa?

Para os elegíveis à aposentadoria no momento do desligamento da patrocinadora e que optarem por se aposentar, não haverá despesa administrativa

O que acontece quando meu saldo acabar?

Ao encerrar o seu saldo, você perderá o vínculo com a Fundação IBM.

Se eu não quiser fazer o saque no momento da aposentadoria, posso fazer depois?

Sim, você pode fazer o saque único (LumpSum) no momento que julgar mais oportuno.

Posso fazer um saque de 10% e depois mais um de 15%, totalizando os 25% que tenho direito?

Não, é um saque único, mesmo que seja num percentual inferior a 25%.

Caso eu venha a falecer, o que acontece com o meu fundo?

O seu fundo será pago ao(s) beneficiário(s) indicado em parcela única após desconto do imposto de renda.

Em caso de falecimento, qual o prazo para o pagamento do meu fundo aos meus beneficiários?

O pagamento é feito no último dia útil do mês seguinte ao recebimento da documentação do(s) beneficiário(s)

Como é feita a alteração da renda mensal em junho e dezembro?

A alteração é feita na Área do Participante, através do ícone Campanha de Alteração de Rennda

Depois que eu me aposentar, posso resgatar todo o meu saldo?

Sim, após 10 anos recebendo a renda mensal, você pode resgatar o seu saldo total remanescente

Receberei contracheque do valor pago mensalmente como aposentadoria?

Os contracheques ficam disponíveis na Área do Participante.

Como é feito o envio do informe de renda dos aposentados?

O informe de rendimentos é disponibilizado na Área do Participante até o último dia útil de fevereiro.

A partir do momento que eu me tornar um aposentado da Fundação IBM, como faço para entrar em contato caso precise?

Você pode entrar em contato através do botão Atendimento na Área do Participante, pelo 0800 042 0622 ou pelo e-mail fpibm@sinqia.com.br

Se eu precisar de uma declaração de aposentadoria, como faço?

Basta entrar em contato através dos canais de atendimento e solicitá-la. De qualquer forma, todas os aposentados da Fundação IBM recebem uma carteirinha de aposentado em casa cerca de 1 mês após o recebimento do primeiro beneficio.