SEJA VOLUNTÁRIO!

A IBM oferece recursos em apoio ao seu trabalho social.

Saiba como pedir a contribuição.

Fazer trabalho voluntário é uma experiência única: você coloca o seu tempo e os seus talentos à serviço da sociedade e só ganha benefícios! São experiências e vivências que você guardará para sempre. Quem já foi voluntário, sabe…

E, sendo aposentado da IBM, você ganha ainda mais. Além de acessar materiais exclusivos para ajudar em seu voluntariado, você tem a oportunidade de pedir uma contribuição em dinheiro, que é direcionada pela IBM diretamente para a Organização Social que você escolheu ajudar.

Desde 2003, o programa On Demand Community oferece a funcionários e aposentados da IBM recursos que os ajudam a se envolver com organizações comunitárias e ampliar o valor de seus esforços voluntários.

Para participar, o primeiro passo é se cadastrar na comunidade: https://www-01.ibm.com/ibm/ondemandcommunity

Se você já é voluntário com no mínimo 40 horas de atuação, já pode solicitar a contribuição para a ONG onde você atua. Leia com atenção as instruções abaixo e, em caso de dúvidas, escreva para ccca@br.ibm.com.

Ciclo 2016

• O prazo para pedidos se encerra em 30/09/2016 ou até o término dos fundos globais destinados ao programa (o que ocorrer primeiro).
  • Uma vez aprovada a solicitação, a contribuição é feita em espécie pela IBM diretamente para a conta da organização social.
  • Há três níveis de contribuição, sendo o valor máximo R$ 4.600,00Consulte a tabela.

Elegibilidade

O solicitante da contribuição deve ser, obrigatoriamente, um funcionário regular IBM ou aposentado IBM. Estagiários e Prestadores de Serviço (Vendor) podem participar como voluntários em equipes, mas não podem ser responsáveis pela solicitação da contribuição.

Cada funcionário ou aposentado IBM pode solicitar apenas uma contribuição por ano.

As contribuições podem ser feitas apenas para organizações sem fins lucrativos registradas (com CNPJ válido na Receita Federal). Verifique a validade de um CNPJ aqui. Cada organização pode receber apenas uma contribuição por ano.

Como solicitar

Todos os documentos listados abaixo devem ser enviados digitalmente em .PDF (escaneados em boa resolução), em um único e-mail, para ccca@br.ibm.com com o assunto “ODC 2016 – Nome da Organização”.

Atenção: os pedidos com documentações incorretas ou incompletas serão devolvidos para o requisitante e isso pode atrasar ou impedir o processo de doação.

1. Formulário ODC totalmente preenchido no PDF editável (preenchido preferencialmente em inglês).
    • Download do formulário Individual
    • Download do formulário Time
  2. Affirmation of Compliance 2016 preenchido, assinado e datado pela organização social;
    • Download do documento
  3. Estatuto da organização assinado e datado (não precisa estar autenticado);
  4. Escrituração Contábil Fiscal (ECF) do último ano-calendário, caso a organização tenha tido um gasto superior a 10 mil reais mensais, ou Balanço / Demonstração Financeira de 2014, caso a organização tenha tido um gasto inferior a 10 mil reais mensais. Estes documentos deverão estar assinados pelo representante legal e o contador da organização.
  5. Cópia de uma folha de cheque da organização que comprove a conta bancária da mesma. Cópia simples, mas que conste o CNPJ para verificar cadastro no sistema de fornecedores da IBM. Caso a organização não tenha talão de cheques, solicitar uma Declaração do Banco onde possui conta, atestando a titularidade da mesma.

O time de Cidadania Corporativa da IBM Brasil analisará todos os pedidos e entrará em contato com o solicitante caso seja necessária alguma informação adicional ou caso a solicitação seja reprovada. Do contrário, uma carta de doação será preparada e enviada pelo time de Cidadania Corporativa diretamente para a organização social.

Em caso de dúvidas, entre em contato com Cidadania Corporativa pelo email ccca@br.ibm.com.