benefícios – FPI On #02

A pesquisa de opinião realizada pela Fundação IBM em 2015, mostrou que 50% dos participantes têm dúvidas sobre as regras do plano e, principalmente, as características dos planos CD e BD. E mais, muitos não sabem em qual dos planos estão inscritos. Sabemos que o assunto é complexo e, por isso, vamos explicar as principais diferenças entre os planos CD e BD da Fundação IBM.

Para começar, CD e BD são modalidades de planos de previdência privada, e significam Contribuição Definida e Benefício Definido, respectivamente. Simplificando: em um Plano CD, o participante define a sua contribuição e o valor do benefício depende do saldo que ele acumular no futuro e da opção de recebimento que escolher. Já no Plano BD, como o benefício é definido previamente por uma fórmula que considera o salário, o tempo de plano, entre outras variáveis, o valor das contribuições da empresa deve ser revisto periodicamente para não faltar dinheiro.

A Fundação IBM administra um plano de cada modalidade. O BD é o mais antigo e está fechado para novas adesões desde 1996. Já o plano CD é resultado da evolução do cenário previdenciário no Brasil, pois é mais atual e sustentável, oferecendo maior controle aos participantes. É no Plano CD que está a maior parte dos participantes da nossa fundação.

Veja as principais características dos Planos da FPI

CDBD
AdesãoAberto para adesão e é oferecido para os novos funcionários.Fechado para novos participantes desde março de 1996.
ContribuiçõesO participante define o percentual das suas contribuições.Não há contribuições dos participantes.
Contrapartida
da empresa
A IBM faz contribuições em nome dos participantes, ajudando na formação da poupança.As contribuições para o custeio do plano são determinadas por cálculos atuariais que consideram dados biométricos dos participantes e hipóteses financeiras.
Aposentadoria – RendaHá diferentes opções de renda, que podem ser gerenciadas de acordo com as necessidades e objetivos do aposentado.O benefício é vitalício e o valor é definido por uma fórmula no regulamento.
Aposentadoria – ReservaO valor do benefício depende de quanto o participante acumulou no seu saldo de conta individual. Em caso de falecimento, o patrimônio acumulado é direcionado para os beneficiários ou herdeiros.Não há conta individual de participante e, sim, uma reserva coletiva. Sendo assim, em caso de falecimento do participante e dos pensionistas, a reserva é revertida para o plano, não restando patrimônio para os herdeiros.

Quer saber mais?

Acesse www.fundacaoibm.com.br e leia os materiais explicativos do plano CD e do plano BD. Se não souber qual é o seu plano, acesse a área do participante no portal da Fundação IBM, vá até “Cadastro” no menu superior e depois em “Dados do Plano”. Caso você continue com alguma dúvida ligue para (11) 4004-4509 ou mande e-mail para: fpibm@sinqia.com.br.

Fonte: Jornal da Fundação Previdenciária IBM – FPI On – Edição #02