editorial – FPI On #03

É com muita satisfação que recebi o convite para escrever este editorial.

Há quase 20 anos iniciei a minha carreira na IBM, justamente na Fundação IBM, e atualmente tenho o prazer de poder contribuir com o futuro e o presente de todos os participantes ativos, nossos aposentados e pensionistas.

Um tema sobre o qual sou constantemente questionado pelos participantes da nossa Fundação IBM é a questão da escolha dos perfis de investimento, ou seja, em qual perfil devo alocar os meus recursos?

Recorrentemente recebo perguntas como estas: por que a Fundação IBM não “seleciona” o melhor perfil para o meu caso? O que fazer em momentos de grandes incertezas e volatilidade? Sou um defensor da liberdade de escolha e acredito que as decisões sobre o seu futuro não devem ser delegadas. Além do Portal da Fundação IBM, o nosso time está sempre disponível para orientar, fazer apresentações e esclarecer dúvidas, mas a decisão final deve ser sempre do participante. Em suma, não há uma fórmula mágica para a escolha do “perfil adequado”, pois esta escolha está ligada a vários fatores de decisão individual, tais como: idade, tempo para a aposentadoria, valor da contribuição, tolerância a riscos, objetivos individuais etc. Muito cuidado para não se deixar influenciar pelas tentações de curto prazo, lembrem-se de que previdência é longo prazo, a estratégia de buscar maiores retornos mudando de um perfil para outro tentando acertar o melhor momento, “Market Timing”, na maioria das vezes não funciona, nem quando é feita por profissionais do mercado financeiro.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade e agradecer a todos os participantes, aposentados, profissionais e prestadores de serviços que trabalharam e trabalham com muita dedicação em benefício da Fundação IBM ao longo dos últimos 38 anos. Com certeza todos foram fundamentais para tornar a Fundação o que ela é hoje em dia, uma entidade reconhecida por sua competência, profissionalismo e focada em contribuir para um futuro melhor para todos.

Ronaldo Tostes Salgueiro

Diretor Superintendente