benefícios – FPI On #04

Há sete anos, Mauro Magalhães dedica algumas horas da semana para atender, via telefone, chat ou presencialmente (em Campinas), pessoas de todo país que estão passando por uma crise emocional. Ele é voluntário da Sociedade Amigos da Vida – SAVI, uma organização criada em 1981 com a finalidade de prevenir casos de suicídio. O trabalho é baseado em ouvir as pessoas com respeito, sem julgamento e sem diretividade. “É um ombro amigo… a pessoa vai ganhando confiança e aos poucos vai desabafando, se abrindo”, ressalta Mauro.

Mauro é aposentado pela Fundação IBM desde 2000 e comenta que, antes de realizar os atendimentos, passou por treinamentos e que uma das grandes lições do voluntariado foi aprender a escutar o próximo. “Eu atendi uma pessoa por e-mail e, depois de três meses, ela me retornou dizendo que não pensava mais nisso (suicídio). Para mim, é uma vitória”, finaliza.

Toda semana, Francisco Leite se desloca de Campinas para a cidade de Araras para ser voluntário na Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEHDA. A ONG, criada em 1966, atua na inclusão social de jovens, por meio de capacitação técnica e humana, possibilitando direcioná-los para o primeiro emprego.

De acordo com Francisco, que é aposentado pela Fundação IBM desde 1997, o projeto consegue fazer diferença na vida desses jovens. “Quando ele sai, ele tem um diferencial no mercado de trabalho”, comenta.

Francisco faz parte da Diretoria Executiva da AEHDA e, segundo ele, o grande desafio é a sustentabilidade financeira da instituição, que depende de parcerias para arcar com as despesas. “Precisamos de voluntários à distância para ajudar a encontrar empresas que queiram colaborar com nosso projeto”, finaliza

Atitudes como a de Mauro e Francisco são incentivadas pela IBM. A empresa promove o “On Demand Community”, um programa que oferece doações de até 2 mil dólares para organizações sem fins lucrativos nas quais os funcionários e/ou aposentados pela IBM atuam como voluntários.

Como funciona

Para participar, é preciso estar inscrito na Rede Global de Voluntariado da IBM e fazer a solicitação de contribuição de 2017 até 29/09/2017 ou até o término dos fundos globais destinados ao programa (o que ocorrer primeiro).

Existem três categorias no programa e as diferenças de uma para outra são o valor a ser doado (Bronze – US$ 500, Prata – US$ 1000 e Ouro – US$ 2000), que dependerá da quantidade mínima de horas de voluntariado, além de outros detalhes como: o uso de habilidades profissionais, se a atividade foi postada no site da Rede Global de Voluntariado e a quantidade de voluntários, no caso do pedido ser em grupo.

Para saber mais sobre o “On Demand Community”  e solicitar uma contribuição para a instituição em que você atua, acesse http://ibm.biz/fundacaoibm-voluntariado.

PARA SABER MAIS:

Fonte: Jornal da Fundação Previdenciária IBM – FPI On – Edição #04