editorial – FPI On #04

O envio do projeto da Reforma da Previdência para o Congresso tornou evidente, mais do que nunca, a necessidade de se analisar e revisar a estratégia financeira para a aposentadoria. Um assunto que sempre é relegado a segundo plano, principalmente pelos mais jovens, virou pauta de discussão para todos. A base financeira da aposentadoria pelo sistema público, está calcada em dois elementos básicos: o INSS, com as contribuições mensais, compulsórias, considerando o tempo de contribuição, e o FGTS, que é uma “poupança” a ser resgatada, teoricamente, juntamente com a aposentadoria. Vemos na prática, que os valores da aposentadoria do INSS não mantêm o poder de compra do aposentado e quanto ao FGTS, além da deterioração do valor depositado por uma política de correção muito abaixo do razoável, temos outros mecanismos de saque, como aquisição de casa própria, demissão sem justa causa, que corroem o valor a ser resgatado próximo da aposentadoria.

Em uma análise simples, concluímos que a aposentadoria pelo sistema público precisa ser complementada para que se tenha uma tranquilidade financeira na aposentadoria. Dois elementos devem ser considerados: uma previdência complementar e uma poupança adicional, a serem decididos e programados bem no início da nossa vida profissional.

A Fundação IBM é uma das alternativas mais atraentes e seguras, que deve ser considerada neste planejamento de longo prazo. Fundada há quase 40 anos, tem provado ser sólida e confiável, com uma administração de profissionais competentes e assessoria de instituições de renome. Do ponto de vista financeiro, o “matching” da IBM, faz com que a sua contribuição se avolume imediatamente, gerando um retorno sem comparação com o mercado. Sem taxa de administração para os funcionários, garante melhores rendimentos em perfis equivalentes. Atualmente temos uma variedade de perfis que podem ser escolhidos levando em conta as preferências pessoais e a proximidade da aposentadoria.

Não deixe para amanhã esta reflexão, o tempo passa muito rápido, e logo logo você estará se aposentando. Revise sua estratégia em relação à Fundação IBM, planeje e seja disciplinado na execução. Você colherá ótimos frutos, independente do que for aprovado na Reforma da Previdência pelo Congresso.

E seja feliz!

Claudio Schlesinger