investimentos – FPI On #04

Nos últimos anos, o Brasil está enfrentando um cenário de crises política e econômica que, ao que parece, não está tão próximo assim de terminar. Mas, apesar deste cenário, existem muitos brasileiros conseguindo pagar suas contas em dia e chegando no final do mês com dinheiro para investir.

É verdade que em épocas de alta volatilidade existem muitos investidores profissionais ganhando dinheiro, mas existem investidores perdendo dinheiro também. Então, antes de seguir o conselho daquele seu amigo que diz que tem ‘uma boa’ para triplicar seu investimento, é preciso dar um passo atrás e planejar bem onde investir para não se expor a riscos desnecessários.

Ao investir, é preciso definir um objetivo futuro para o valor investido. Pode ser um objetivo de curto prazo, como a compra de um celular novo, ou um objetivo mais de longo prazo como a aquisição da casa própria e até a aposentadoria.

Com o objetivo definido, fica mais fácil mensurar o risco que se quer correr para alcançá-lo. Normalmente, quanto maior o risco, maior a expectativa de retorno a longo prazo. Porém, no curto prazo, é possível que o mercado esteja em um momento de baixa quando se precisa do dinheiro, e aquele investimento que era para gerar retorno, possa ser inferior ao valor investido.

De qualquer forma, a educação financeira é fundamental para todos os investidores, e isso inclui os participantes do Plano CD da Fundação IBM. A entidade divulgou recentemente no seu site, uma notícia sobre a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, coordenada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), que contou com diversas ações espalhadas pelo Brasil. Além disso, existem diversos cursos, inclusive gratuitos, para quem quiser aprender, ou aperfeiçoar seus conhecimentos e, cada vez mais, ter uma relação melhor com o seu dinheiro.

PARA SABER MAIS:

Curso online gratuito da Icatu Seguros em parceria com a Fundação Getúlio Vargas: http://www.icatuseguros.com.br/educacaofinanceira/

O QUE FAZER COM SEUS INVESTIMENTOS EM MOMENTOS DE CRISE?

• Investimentos em Renda Fixa

O vai e vem no cenário político tem feito muitos títulos públicos pré-fixados sofrerem grandes oscilações, mas que são passageiras. Melhor só realizar resgates em caso de emergências. Para novos investimentos, prefira títulos ou fundos atrelados à taxa Selic.

• Investimentos em Renda Variável

A alta volatilidade do mercado pode sinalizar que não é o momento de resgatar recursos para não pegar o mercado ‘na baixa’, a não ser que você seja um investidor mais experiente e saiba o que está fazendo.

• Investimentos para a aposentadoria

Como a aposentadoria é um investimento de longo prazo, o ideal é não deixar as oscilações neste período afetarem a sua estratégia para o futuro. Se mesmo assim você quiser alterar seu perfil de investimentos na Fundação IBM, avalie se o momento é oportuno e lembre-se sempre que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Fonte: Jornal da Fundação Previdenciária IBM – FPI On – Edição #04