editorial – FPI On #05

A administração de um plano de previdência complementar é muito mais complexa e profunda do que se pode imaginar. Afinal, o dinheiro de muitas pessoas está sendo investido na entidade e, para alguns, essa é ou será a única ou a mais importante fonte de renda na aposentadoria.

Por isso, uma gestão segura e transparente é fundamental para cumprir com todos os compromissos atuais e futuros. Neste sentido, a Fundação IBM, uma Entidade Fechada de Previdência Complementar sem fins lucrativos, possui uma estrutura organizacional robusta e diversos processos de governança para garantir que os recursos dos mais de doze mil participantes sejam administrados com responsabilidade.

As decisões a serem tomadas na entidade, bem como a prestação de contas são compartilhadas entre o Conselho Fiscal, responsável por fiscalizar as finanças, o Conselho Deliberativo, responsável pelo controle e determinação das regras do plano, o Comitê de Investimentos, responsável por acompanhar como os investimentos são realizados e a Diretoria Executiva, responsável pela administração geral do plano. Essa estrutura acaba diminuindo possíveis impactos negativos e garantindo que todos os envolvidos na administração estejam seguindo para o mesmo objetivo, com imparcialidade e pensando como um todo.

Além disso, a Fundação IBM procura, de forma contínua, aperfeiçoar seus processos de trabalho, o que foi evidenciado pelos bons resultados alcançados nas duas auditorias internas realizadas no ano passado. Em 2017, a entidade também passou a incluir em todas as suas comunicações uma chamada para que os participantes participem de uma breve pesquisa, a fim de identificar melhorias nas suas ações de comunicação e educação financeira e previdenciária.

Para conhecer e acompanhar um pouco mais do trabalho realizado pela Fundação IBM, leia o Relatório Anual, um documento produzido anualmente que serve como uma ‘prestação de contas’ da entidade. Neste relatório são apresentadas demonstrações contábeis, demonstrativos dos investimentos, atas de reuniões dos conselhos, entre outros números e resultados. O Relatório Anual 2017 está disponível em www.fundacaoibm.com.br/relatorios.

Fundação IBM