beneficios – FPI On #05

Quatro motivos para turbinar sua poupança para a aposentadoria

Poupar para a aposentadoria não é fácil. Deixar de gastar nosso dinheiro para guardá-lo e só desfrutar dele daqui a 20, 30 ou 40 anos pode ser uma tarefa desafiadora para algumas pessoas. Veja quatro motivos para que você não desista de poupar para o futuro:

1. O INSS não será suficiente: Você já deve ter ouvido falar que há um teto nos benefícios que o INSS paga aos aposentados, que atualmente é igual a R$ 5.645,80. Porém, segundo estatísticas oficiais do governo, mais da metade dos assistidos pelo INSS recebem menos de um salário mínimo. E não sabemos como ficará esta situação após a Reforma da Previdência.

2. Manutenção do padrão de vida: Já pensou que triste seria se, de um dia para o outro, você não pudesse fazer as coisas que você gosta de fazer no seu dia a dia? Isso pode acontecer caso você não faça um planejamento para a aposentadoria e descubra só lá na frente que não tem recursos suficientes para manter o mesmo padrão de vida que tinha quando trabalhava.

3. A expectativa de vida do brasileiro está aumentando: Nossa poupança para a aposentadoria deve ser suficiente para nos dar um benefício até o fim da vida, mas quando será isso? Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 75,5 anos, mas para brasileiros já com 55 anos, a sobrevida média, segundo o IBGE, é de mais 26 anos.

4. Benefício fiscal do governo: Para participantes que fazem o modelo completo da declaração de imposto de renda, as contribuições a planos de previdência complementar são dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis anuais. Ao economizar para o seu futuro, você paga menos imposto de renda hoje.

O Plano de Contribuição Definida da Fundação IBM é uma das melhores opções para formar essa poupança para a aposentadoria pois quando o participante contribui para o plano, a empresa também faz contribuições na sua conta individual, de acordo com o tempo de empresa e valor do salário.

Os funcionários da IBM, IGF ou Proxxi escolhem o quanto querem investir, entre 1% a 30% do seu salário, e o valor é descontado mensalmente do contracheque, sem a cobrança de taxas de administração. Além disso, o plano oferece benefícios em caso de morte ou invalidez do participante.

Se você conhece algum colega de trabalho que ainda não faz parte do plano, encoraje-o a entrar em contato com a Fundação IBM e começar a se planejar para a aposentadoria o quanto antes. Se você já é participante, avalie periodicamente se suas contribuições e seu perfil de investimentos estão adequados aos seus objetivos para a aposentadoria. Para saber mais, acesse aqui e entre em contato com nossa equipe.