investimentos – FPI On #05

Perspectivas de investimentos para 2018

Desde o final do ano passado, os indicadores econômicos mostravam uma expectativa otimista em relação à retomada da economia no Brasil em 2018, principalmente pelo controle da inflação, que resultou na queda da taxa básica de juros (Selic).

Com a taxa Selic no seu menor patamar na história, os investimentos em Renda Fixa pós-fixada (fundos referenciados DI, Tesouro Selic, etc.) tendem a render menos em 2018, o que pode levar muitos investidores a buscarem alternativas ‘mais rentáveis’. Para os que queiram se aventurar na Bolsa de Valores para aproveitarem o otimismo do mercado, cuidado: apesar do ambiente de retomada da economia, as eleições presidenciais deste ano ainda podem trazer muita volatilidade para estes investimentos.

Desta forma, o ideal é diversificar os investimentos. Mesmo para os investidores com perfil mais agressivo, ter uma parcela das suas economias em algum investimento de Renda Fixa garante tranquilidade a longo prazo. Assim, o investidor arrisca uma parte de seu patrimônio em busca de rentabilidades maiores, mas mantém uma parte ‘protegida’ em investimentos com risco menor.

Investimentos na Fundação IBM

Como já citado, as eleições presidenciais normalmente geram alguns períodos de turbulência (altos e baixos) nos resultados dos investimentos e, por isso, qualquer decisão deve ser bem avaliada. A equipe de investimentos da Fundação IBM está atenta às volatilidades no mercado e tomará as devidas decisões para que eventuais efeitos negativos tenham o menor impacto possível nos resultados da Entidade.

Acompanhe a rentabilidade mensal dos perfis de investimento do Plano de Contribuição Definida na seção ‘Relatórios’.