
Que tal dar a devida atenção à saúde dos seus olhos?
Apesar da visão ser considerada um importante sentido do corpo, a maioria das pessoas desconhece os cuidados com a saúde dos olhos e só busca um especialista quando está enxergando mal ou tem alguma doença pontual.
O ideal é visitar o oftalmologista anualmente, mesmo que não use óculos e não tenha nenhum problema diagnosticado. Muitas doenças dos olhos começam sem sintomas aparentes, logo os exames de prevenção são a única maneira de identifica-las e evitar a sua evolução.
Veja alguns cuidados a serem colocados em prática no dia a dia:
· Faça intervalos de hora em hora para descansar os olhos ao usar computadores e smartphones. Caso contrário, a pessoa poderá apresentar cansaço nos olhos, coceira e lacrimejamento.
· Não use colírios por conta própria, pois alguns são específicos para determinados problemas e podem até mesmo perfurar a córnea se utilizados de forma errada.
· Evite passar as mãos nos olhos e coçá-los com força, pois isso pode causar inflamações como a conjuntivite. O correto é utilizar um lenço de papel e fazer movimentos circulares e suaves ao redor dos olhos.
· Utilize óculos escuros mesmo em dias nublados, pois nestes dias também há incidência de raios ultravioleta.
· Evite lugares fechados em que estejam muitas pessoas presentes. O clima seco e com baixa umidade, além da poluição, podem causar vermelhidão, vista borrada e coceira.