Editorial – FPI On #06

40 anos de pioneirismo e comprometimento

Em maio deste ano, a Fundação Previdenciária IBM comemorou 40 anos de existência! A FPI é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar sem fins lucrativos que foi instituída para administrar os planos de previdência complementar que a IBM Brasil oferecia (e ainda oferece) aos seus funcionários, em uma época que este benefício ainda era novidade no país e poucas empresas enxergavam a importância de fomentar a cultura de poupança e de incentivar as pessoas a planejarem seu futuro.

Durante todo esse tempo, a Fundação IBM cresceu não só em tamanho – hoje, contamos com quase 12 mil participantes e administramos um patrimônio de aproximadamente R$ 4,8 bilhões, mas também em experiência e profissionalismo, aperfeiçoando constantemente os seus processos de governança e acompanhando e aplicando sempre as melhores práticas de mercado em seu programa previdenciário.

O pioneirismo esteve sempre presente em sua gestão. Um exemplo é o fato de que a Fundação IBM foi a primeira entidade a oferecer perfis de investimento com gestão ativa em seu Plano de Contribuição Definida (duplicando seus perfis de quatro para oito opções distintas), garantindo mais flexibilidade aos participantes, que podem escolher a melhor opção de acordo com os seus objetivos de vida.

Além disso, ao longo do tempo se desenvolveu uma preocupação cada vez maior em estabelecer uma comunicação transparente e acessível com os nossos participantes, a fim de oferecer informações ricas e completas para que todos tomem boas decisões em relação ao seu plano de aposentadoria, e que este aprendizado também possa ser útil em suas finanças pessoais e familiares.

Estamos muito felizes em comemorar essas quatro décadas e agradecemos por toda a confiança dos nossos participantes ativos, vinculados (autopatrocinados e BPDs), aposentados e pensionistas, além das empresas patrocinadoras: IBM Brasil, IBM Global Financing Brasil Administração e Serviços Ltda. e Proxxi Tecnologia Ltda. e todos os parceiros que fizeram e fazem parte desta história! Que venham os próximos anos de parceria e bons investimentos!

Muito obrigado,

Fundação IBM