Investimentos – FPI On #06

Perfis de investimento: os riscos de mudar

Os participantes do Plano de Contribuição Definida da Fundação IBM podem alterar o seu Perfil de Investimento a cada três meses contados da última mudança. É muito bom ter essa flexibilidade, mas a decisão de mudar para outro perfil não pode ser feita por impulso e deve ser racional e consistente com sua estratégia de investimentos.

Se seu perfil teve rentabilidade inferior a outros em um certo período e você trocar para o perfil ‘que estava ganhando’, cuidado! Pode ser que o seu perfil anterior se recupere nos próximos meses e você, ao trocar para outro perfil, não aproveite esta recuperação e só fique com a perda. Esse efeito é ilustrado no box ao lado.

Ao ‘realizar a perda’ ele trocou de perfil em um momento inoportuno, e quando o mercado se recuperou da crise ele estava com seus recursos alocados em outro perfil, assim ele não só ficou com uma rentabilidade abaixo do seu perfil original, como também se tivesse optado pelo perfil conservador desde o início.

Então, ao cogitar mudar de perfil de investimento, não utilize a rentabilidade passada como parâmetro, mas sim o horizonte do seu investimento, seu momento de vida e o seu nível de aversão a riscos.

Se você ainda não está seguro sobre sua opção de perfil, reveja o material explicativo do Plano CD e o vídeo sobre Perfis de Investimentos, disponíveis no site www.fundacaoibm.com.br. Dessa forma, sua opção por trocar de perfil ou se manter no perfil escolhido será mais consciente e baseada nos seus objetivos para a aposentadoria.