Qualidade de vida – FPI On #06

Envelhecimento saudável, ainda dá tempo!

Por Luciana M. C. Carvalho Raymundo, MD

Gerente de Saúde – CH&S – IBM Brasil

Receber conselhos sobre qualidade de vida e envelhecimento saudável é fácil! Difícil é tomar a decisão de segui-los com uma efetiva mudança de hábitos de vida. Estudos recentes comprovam que tais investimentos são variáveis e devem ocorrer ao longo da vida, e não somente quando envelhecemos. Sempre há tempo para tomada de decisão, mas para que ela promova um efeito benéfico e prolongado, temos que buscá-la com outros olhos. O foco, além da melhora em resultados de exames, deve ser a busca de um propósito pessoal baseado no envelhecimento com autonomia e independência.

Além de ter hábitos saudáveis com uma alimentação equilibrada baseada no consumo de verduras, legumes e frutas; não fumar; evitar abuso de bebidas alcoólicas e realizar atividade física regular, é necessário manter e, até mesmo, aumentar suas conexões sociais. Encontrar amigos significa manter uma comunicação social ativa e isso gera um aumento do fluxo sanguíneo cerebral tendo como consequência a melhora da cognição, além de permitir a troca de informações e encontrar apoio emocional para este momento de vida.

Busque atualizar suas leituras, ir ao cinema e ao teatro, e participar de movimentos culturais, grupos de dança ou qualquer atividade que atraia sua atenção e crie momentos de socialização e alegria no seu dia a dia. Se possível faça trabalhos sociais que irão permitir a socialização com pessoas que provavelmente não estariam no seu caminho e que estimularão mais ainda sua cognição.

O envelhecimento não deve ser visto como um momento de ociosidade e estagnação, ao contrário, é uma oportunidade de encontrar equilíbrio em atividades prazerosas que possam gerar resultados positivos para a vida. Aproveite o agora e descubra o seu melhor!