Seu bolso – FPI On #06

Você sabia que a Fundação IBM pode te ajudar a diminuir a mordida do leão?

A legislação brasileira oferece um incentivo fiscal para quem contribui para planos de previdência complementar e faz o modelo completo da declaração de imposto de renda.

O valor das contribuições que você faz para o plano é dedutível da base de cálculo do imposto de renda, limitado a 12% da sua renda bruta tributável anual. Isso significa que se uma pessoa recebe R$ 100.000,00 por ano, ela pode deduzir até R$ 12.000,00 em contribuições para previdência e só será tributada sobre a diferença, R$ 88.000,00.

Para aproveitar ao máximo este incentivo é preciso planejar anualmente suas
contribuições feitas ao plano. Faça uma conta simples para checar se você está usufruindo do incentivo como deveria:

InstruçõesExemplo
(1) Some todos os seus rendimentos tributáveis no ano (salário, pró-labore, pensão e aluguéis – não inclua 13º salário e bônus/PLR, poR$ 100.000,00
(2) Some o total das suas contribuições a planos de previdência (isso inclui o Plano CD da Fundação IBM e outros planos que você faça parte, com exceção de planos do tipo VGBL);R$ 5.000,00
(3) Divida o total das contribuições encontrado no item (2) pelo total dos rendimentos encontrado no itemR$ 5.000,00 / R$ 100.000,00 = 0,05 = 5%