Benefícios – FPI On #07

Entenda alguns pontos sobre a Reforma de Previdência e planeje seu futuro com a Fundação IBM

O tema previdência está em alta nos noticiários. O governo está empenhado em aprovar um novo projeto para a Reforma da Previdência Social e tem alertado a população e os integrantes do Congresso Nacional sobre a necessidade e urgência da pauta para o equilíbrio das contas públicas do país.

Algumas pessoas não sabem, mas a Previdência Social funciona pelo sistema de repartição simples, isto é, as contribuições dos trabalhadores na ativa são usadas para pagar os benefícios dos trabalhadores já aposentados. Como a expectativa de vida dos brasileiros está aumentando e a taxa de fecundidade diminuindo, a tendência é que este sistema se torne insustentável ao longo dos anos.

Por isso, as principais mudanças propostas são que a idade mínima de aposentadoria seja de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens e que o período mínimo de contribuição seja de 20 anos, diferente da regra atual onde é possível se aposentar com apenas 15 anos de contribuição e/ou idades abaixo de 60 anos.

O benefício hoje em dia é calculado utilizando o fator previdenciário, que leva em consideração a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida de cada um. Se a reforma for aprovada, a forma de cálculo será modificada e levará em consideração apenas o tempo de contribuição do participante: a proporção do salário de contribuição que o trabalhador terá direito será de 60% mais 2% a cada ano de contribuição pago que exceder 20 anos, o que irá, em conceito, estimular os trabalhadores a contribuírem por mais tempo para terem um benefício maior.

Com este cenário de discussões acaloradas e incertezas, é essencial repensar o planejamento para a aposentadoria e contar com outros recursos além da Previdência Social no futuro. Desta forma, a previdência complementar se faz mais necessária do que nunca.

Participar do Plano de Contribuição Definida da Fundação IBM, por exemplo, é uma alternativa interessante. Os funcionários da IBM, IGF ou Proxxi podem escolher o quanto querem investir em percentual do salário, e os valores são descontados mensalmente no contracheque, sem a cobrança de taxas de administração. A empresa também ajuda na formação dessa poupança para a aposentadoria, realizando contribuições em nome dos participantes, de acordo com as regras do regulamento. Além disso, o plano oferece benefícios em caso de morte ou invalidez do participante antes da aposentadoria.