Família – FPI On #07

Amor e dinheiro em sintonia

Entre todos os desafios que um relacionamento a dois reserva, há quem diga que os assuntos relacionados a dinheiro são os mais difíceis de lidar. Culturalmente, falar sobre finanças com o marido ou com a esposa ainda é um tabu no Brasil e, para muitos, soa como algo muito materialista e insensível.

Mas saiba que falar de dinheiro é um dos maiores segredos para uma união saudável e duradora. Um diálogo sincero e transparente aumenta a parceria e ajuda o casal a estabelecer um planejamento com metas e limites de acordo com as suas condições financeiras e, se alguma dificuldade aparecer, os dois tendem a lidar de forma mais tranquila com a situação.

Para que o amor e as finanças andem de mãos dadas, separamos algumas dicas para você colocar em prática junto com o seu parceiro ou parceira:

·        Definam pelo menos um objetivo em comum e vejam como irão alcançá-lo.

·        Tenham consciência dos gastos mensais da casa. Para isso, utilizem uma planilha, aplicativo ou caderno para listar as despesas.

·        Discutam o orçamento periodicamente. Pode ser toda semana, de 15 em 15 dias, uma vez por mês, etc. Optem por uma periodicidade que funcionará para os dois.

Dividam as responsabilidades sobre as contas e a administração das finanças da família, sem deixar nenhum dos dois sobrecarregado.