Fique ligado – FPI On #07

A Fundação IBM trouxe o depoimento da participante Suzana Sales, que está curtindo sua aposentadoria graças à uma importante decisão tomada ainda na juventude.

“Fui contratada pela IBM em 1991 com 20 anos de idade. Naquela época eu realmente não pensava na ideia de aposentadoria, ou por quantos anos pretendia trabalhar na IBM ou no mercado. Porém, incentivada por meus pais, acreditei que seria uma boa ideia aplicar mensalmente parte do salário para investimentos futuros. Aquele momento também era ideal para começar a poupar, já que os compromissos e despesas pessoais e familiares não eram tão grandes. O valor investido mensalmente na Fundação IBM não era algo que me faria falta comparado ao benefício que poderia me propiciar no futuro.

Após 26 anos de IBM decidi que havia chegado o momento de viver uma nova fase da vida. Hoje, graças ao investimento feito no passado, tenho a disponibilidade e tranquilidade para estar mais perto dos meus filhos adolescentes e também suportar os meus pais idosos no dia a dia. Além disso, ainda tenho muita disposição para continuar estudando, curtir novos projetos e viajar muito! Também tenho investido em cursos sobre Mediação de Conflitos e feito alguns trabalhos (voluntários ou não) nesta área”.