Investimentos – FPI On #07

Conheça a relação Risco x Retorno

Quem acompanha notícias relacionadas a investimentos já se deparou com matérias de investidores que obtiveram altíssimos ganhos em um curto espaço de tempo. O problema de notícias como estas é que os olhos dos leitores brilham ao ver os altos retornos de tal forma que não se pensa no risco que esses investidores foram expostos para chegar nesses resultados.

A relação entre o risco de um investimento e o retorno que ele pode proporcionar é uma análise muito importante que todo investidor deve fazer antes de aplicar seu dinheiro. Em resumo, quanto maior o risco de um investimento, maior a sua expectativa de retorno a longo prazo. Também é maior a chance que estes investimentos tenham oscilações, inclusive negativas, que podem levar a prejuízos.

Investimentos como a caderneta de Poupança ou títulos do governo do tipo Tesouro Selic são alterativas de investimento de menor risco, porém suas expectativas de retorno também tentem a ser baixas. As ações negociadas na Bolsa de Valores podem dar retornos maiores, mas o investidor fica exposto a oscilações causadas por diversos fatores, inclusive acontecimentos políticos e econômicos no país e no mundo.

Em resumo, o investidor deve sempre avaliar os riscos de cada investimento. Ao se aventurar em modalidades com maior risco, é sempre bom começar com valores “que não vão fazer falta” e nunca comprometer uma parcela do patrimônio que o investidor possa precisar a curto prazo.