Família – FPI On #08

Faça um bom planejamento financeiro em família

O planejamento financeiro deve ser um compromisso de toda a família. Uma pessoa pode ser a responsável pelo controle mensal, mas o essencial é que o assunto seja discutido com todos que cada um tenha entendimento do valor do dinheiro. Uma boa alternativa para o envolvimento de todos é que algumas metas sejam traçadas em conjunto, conforme os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Confira três atitudes que não podem faltar no planejamento financeiro com a família:

1.     Conhecimento das finanças da casa

Antes de tudo, é preciso conhecer o fluxo de caixa da sua casa, que é a movimentação de todo dinheiro que entra (como salário(s) e benefício(s) de aposentadoria) e sai (como contas e compras). O responsável pelo controle deve listar tudo e compartilhar com os outros membros o quanto sobra (ou, às vezes, falta) no fim do mês.

2.     Acompanhamento

O planejamento doméstico deve ser revisado, pelo menos, uma vez por mês. Boas ferramentas para facilitar este acompanhamento são as planilhas de orçamento familiar ou os aplicativos para smartphones (A Fundação IBM disponibiliza um modelo de planilha).

3.     Definição de objetivos comuns

Tenha uma conversa com todas as pessoas da casa e trace as metas em conjunto. Entre os exemplos de metas que precisam do empenho de todos da família estão a realização de uma viagem de férias, a compra de um carro novo, a faculdade do filho, a aquisição do imóvel próprio etc.