Investimentos – FPI On #08

Alternativas de Investimento em épocas de juros baixos

O brasileiro não tem o costume de assumir riscos em seus investimentos, talvez pela memória já não tão recente dos períodos de hiperinflação anteriores ao Plano Real, talvez pela Renda Fixa brasileira ter um histórico de altos retornos se comparada a outros países. Segundo uma pesquisa da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), realizada em 2018, apenas 42% dos entrevistados investem seus recursos em produtos financeiros e, deste público, 89% investem na caderneta de poupança.

Porém, com a taxa Selic em 4,5% ao ano, seu menor patamar histórico, é possível que a poupança não consiga nem recompor a inflação, visto que sua remuneração é igual a 70% da taxa Selic + TR, ou seja, aproximadamente 3,15% ao ano. Isso sem contar que alguns especialistas estimam que a Selic pode chegar a 4,25% até o final de 2020.

Por essa razão, os investidores que buscam retornos reais (acima da inflação) deverão procurar outros produtos além da poupança ou dos fundos atrelados ao CDI. Ainda dentro do segmento de Renda Fixa, por exemplo, algumas sugestões são os títulos públicos do Tesouro Direto (como as NTN-Bs, que pagam a variação do IPCA mais uma taxa de juros) ou títulos privados, como CDBs, LCIs, LCAs, entre outros.

No segmento de Renda Variável, algumas das opções podem ser as ações de empresas negociadas na bolsa de valores ou os Fundos Imobiliários, que funcionam como ‘condomínios’ que possuem diversos imóveis e repassam os proventos destes imóveis para seus cotistas.

É importante reforçar uma importante regra do mundo dos investimentos: quanto maior o risco do investimento, maior o seu potencial de retorno. Assim, os investidores que estejam saindo da poupança ou dos fundos atrelados ao CDI para alternativas mais rentáveis, devem estar cientes dos riscos de cada modalidade de investimentos.

*O conteúdo do texto é meramente informativo e com cunho educativo. Lembre-se que a Fundação IBM não presta nenhum tipo de consultoria ou fornece dicas de investimentos a seus participantes