Seu bolso – FPI On #08

Comprar à vista ou a prazo?

Quem busca por informações sobre educação financeira, sem dúvidas já leu que optar pelo pagamento à vista é a principal regra para evitar juros, principalmente os praticados no crédito rotativo do cartão de crédito e nos crediários de lojas, cujas taxas estão entre as mais altas do mercado.

Mas e quando a loja oferece parcelamento “sem juros”? Em teoria, com o dinheiro em mãos, nessas situações é provável que você consiga negociar com a loja e obter descontos no pagamento à vista, porém, na prática, sabe-se que nem todos estabelecimentos aceitam esse tipo de negociação.

Neste caso, pelo ponto de vista financeiro, a melhor opção é comprar o produto no maior número de “vezes sem juros” possível e investir o restante do montante que você tem para a compra à vista em algum investimento com liquidez (como um Fundo DI ou títulos do Tesouro Selic). À medida que for recebendo as faturas, faça retiradas apenas do valor da prestação. Assim, ao final do pagamento do parcelamento, você terá ‘lucrado’ o valor da rentabilidade ao longo do período.

Mas atenção, essa estratégia só funciona para quem tem um planejamento financeiro bem estruturado e muita disciplina. Só faça uma compra a prazo ou parcelada tendo a certeza que o valor está dentro do seu orçamento futuro e que será possível cumprir com os pagamentos. Caso contrário, a parcela pode se juntar a outros parcelamentos e compromissos financeiros, e essa bola de neve pode se tornar uma dívida mais grave.

Tenha em mente que, do ponto de vista psicológico, parcelamentos podem ser prejudiciais quando o produto ou serviço não tem a mesma duração que o parcelamento.