Qualidade de vida – FPI On #09

3 dicas para manter sua mente saudável na quarentena

Muitas pessoas, em algum momento da pandemia, passaram por sentimentos de tristeza, reflexão e até angústia. Se você também passou por isso, saiba que não é o único. Esses são sentimentos bem comuns durante esse período mas, ainda assim, precisam da devida atenção para que não se tornem algo mais grave, como uma crise de ansiedade ou depressão, por exemplo.

Segundo o diretor geral da Organização Mundial da Sáude (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, o impacto da pandemia do COVID-19 na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante, e os relatórios da OMS apontam um aumento nos sintomas de depressão e ansiedade em vários países se comparados com as estimativas antes da pandemia.

Então, o ideal é incorporar na sua rotina atitudes que vão ajudar você a ficar com a saúde mental em dia, como algumas das dicas que separamos:

Evite consumir muita informação

O excesso de informação pode ser entendido pelo corpo como uma sobrecarga de estímulos, o que pode aumentar os níveis de estresse. Por isso, avalie como você está se sentindo e se observar que está tendo reações negativas, evite o acesso excessivo aos jornais e redes sociais.

Pratique algum hobbie

Atividades prazerosas podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, reduzindo a tristeza e proporcionando uma sensação de bem-estar imediata. Sem contar que você irá descobrir e desenvolver novas habilidades.

Cuide do sono

Mantenha uma rotina de horários para dormir e acordar. Além disso, uma boa noite de sono faz com que você tenha mais energia e foco nas atividades, mais bom humor e um sistema imunológico mais forte. Se você está com dificuldades de dormir, lembre-se de evitar o uso de celulares na cama e o consumo de alimentos pesados ou com cafeína e estimulantes.