Benefícios – FPI On #10

Você Conhece o Autopatrocínio?

Muitas pessoas pensam que, ao se desligar da empresa antes da aposentadoria, isso significa que o relacionamento com a Fundação IBM também é encerrado. Isso não é verdade. O que acontece é que os participantes têm algumas opções em relação à sua situação na FPI e uma destas opções é o autopatrocínio.

O nome é autoexplicativo: como o participante não trabalha mais na empresa patrocinadora, ele permanece no plano sendo seu próprio patrocinador, e isso significa que ele assume, além das próprias contribuições, as contribuições que a empresa fazia em seu nome, incluindo a taxa de administração.

Dessa forma, o participante não interrompe seu planejamento previdenciário e continua fazendo parte do plano. Assim, ele continua aproveitando os benefícios e coberturas do Plano CD, além das vantagens de uma entidade sem fins lucrativos como a Fundação IBM como, por exemplo, os perfis de investimento da fundação.

Como o participante não faz mais parte da folha de pagamento da empresa, as contribuições passam a ser realizadas via boleto bancário, porém as despesas administrativas são descontadas diretamente do saldo de conta do participante. Se o novo total de contribuições pesar no orçamento, o participante pode reduzir seu percentual de contribuição.

A opção pelo autopatrocínio não impede que o participante posteriormente decida por algum dos outros institutos no desligamento como o Resgate (receber seus recursos à vista), a Portabilidade (transferir seus recursos para outro plano) ou o Benefício Proporcional Diferido (permanecer no plano sem realizar contribuições). Tenha sempre em mente os impactos de sua decisão na construção de sua reserva para o futuro!