Editorial – FPI On #10

Hora de olhar para frente

O ano de 2020 passou, e foi um ano que vai ficar para a história. Um ano que todos nós, sem exceção, tivemos que nos reinventar em diversas frentes; seja como pessoa, como familiar, como funcionário na empresa que trabalhamos. Até porque, as empresas também tiveram que se reinventar, inclusive a Fundação IBM. Foi um ano que nos exigiu sabedoria, pois tivemos que saber diferenciar decisões reativas de curto prazo, de ações de longo prazo que, em teoria, não deveriam mudar.

Apesar de ter sido um ano com tantas mudanças, o objetivo de longo prazo da Fundação IBM como entidade não mudou. Nosso compromisso de gerenciar os recursos de nossos mais de 11.000 participantes com excelência permanece intacto. Apesar de estarmos home office, seguimos com diversas ações para proporcionar valor agregado aos nossos participantes. Um dos exemplos é o nosso programa de educação financeira, o Think Future, que teve, ao longo de 2020, diversas apresentações virtuais sobre planejamento financeiro e investimentos (estão todas disponíveis em nosso site, na seção Educação > Palestras).

No ano que passou fizemos uma importante mudança nos Perfis de Investimento que são oferecidos pela entidade. O objetivo foi atender às demandas de nossos participantes, aproveitar o melhor do que já era oferecido, e ainda assim deixar os perfis mais flexíveis. Apesar do momento de pânico no primeiro semestre do ano, quando os impactos econômicos das medidas de contenção do coronavírus ainda não estavam tão claros, nossos perfis entregaram bons resultados no acumulado do ano. E isso é mérito de nossa equipe de investimentos, pois portfolios balanceados e diversificados tendem a sofrer menos em momentos de queda e se recuperam melhor depois do período de alta volatilidade.

Seguindo sobre o tema de investimentos, nesta edição do FPI On falamos sobre investir no exterior, o que pode ser uma boa alternativa para nossos participantes diversificarem seus investimentos pessoais e obterem maiores retornos no médio/longo prazo. Aproveitamos também para relembrar que, apesar de não estarmos livres da pandemia, 2021 está começando e, com ele, chegam as despesas de início de ano que temos que estar preparados. Falamos também sobre convivência familiar (mesmo que virtual, por que não?) em tempos de “novo normal”, além de dicas para utilizar seu plano de saúde de forma consciente.

Boa leitura,

Equipe Fundação IBM.