Editorial – FPI On #11

Na expectativa de dias melhores

Como o tempo passa rápido. Já passamos pelo primeiro semestre de 2021 e a pandemia do COVID-19 ainda está presente no Brasil e no mundo. Apesar de alguns atrasos, a vacinação começou no país em janeiro deste ano e agora anda a passos acelerados, principalmente nas maiores capitais do país. Enquanto notícias como essa são muito bem-vindas no atual cenário, outras como a nova variante Delta podem ser preocupantes e criarem uma nova camada de incerteza sobre o fim da pandemia.

Na Fundação IBM continuamos trabalhando para oferecer recursos e suporte aos nossos participantes e assistidos. Os últimos meses têm sido bastante desafiadores em relação à economia, principalmente para os investimentos de gestão ativa. No mercado de renda fixa, a falta de fundamento e grande variação nas projeções macroecônomicas tem demandando cautela por parte dos gestores. Já no mercado de renda variável foi observado grande fluxo de entrada de capital estrangeiro no país, principalmente através do Ibovespa. Devido a esse fator, gestores ativos tiveram dificuldade de acompanhar/superar o índice.

Para o segundo semestre há uma perspectiva positiva, pelo avanço da vacinação, crescimento econômico e avanço da Reforma Tributária. Importante reforçar que a Fundação IBM monitora e acompanha junto aos gestores a performance e atingimento das metas.

Como sabemos que muitas pessoas passaram e ainda passam por situações complicadas neste período de pandemia nosso programa de educação financeira Think Future continua a todo vapor e todas as apresentações estão disponíveis no site, na seção Educação > Palestras.

Nesta edição do FPI On falamos sobre a importância de manter seu cadastro de beneficiários no Plano CD atualizado (afinal, imprevistos podem acontecer e não sabemos o dia de amanhã). Falamos também sobre Telemedicina, essa nova forma de consulta que engloba as mais diversas especialidades médicas, incluindo até dentistas. Tratamos do assunto de como cuidar dos pais na terceira idade e apresentamos dicas para tornar a convivência mais salutar. E como sabemos que a matriz de gastos das pessoas mudou durante a pandemia, preparamos algumas dicas para que as pessoas se livrem das dívidas de uma vez por todas.

Boa leitura,

Equipe Fundação IBM.