Seu bolso – FPI On #11

Como se livrar das dívidas

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicou em junho mais uma edição da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) e os resultados foram alarmantes: o percentual de famílias brasileiras endividadas chegou a 69,7%, o maior nível desde 2010.

Sabemos que o endividamento é uma situação complicada, pois pode levar a situações de estresse e problemas de saúde, além de problemas na relação familiar e até perda de produtividade no trabalho. Por essa razão, separamos algumas dicas para que as pessoas que estejam endividadas possam contornar esse momento e voltarem a terem as contas no azul:

1 – Tenha um conhecimento total de suas dívidas:

Nesse primeiro passo, o objetivo é listar todas as suas dívidas, incluindo as taxas de juros de cada uma delas, para identificar o valor total do endividamento, bem como o comprometimento de sua renda mensal.

Depois de listar, o próximo passo é organizar as dívidas por ordem de urgência: aqui, lembre-se de priorizar dívidas com juros mais altos, pois são as que vão aumentar mais rápido caso não sejam quitadas.

2 – Avalie quanto consegue economizar por mês:

Após a organização das dívidas, é preciso definir quanto é possível economizar por mês para quitá-las. Avalie seu orçamento, corte todos os gastos possíveis e defina um valor como meta a ser utilizado mensalmente para amortizar e quitar as dívidas.

3 – Negocie com os credores:

Agora que você já sabe sua capacidade mensal para quitar a dívida, o próximo passo é negociar com os credores. Solicite uma proposta de condições melhores para pagamento e avalie se as novas condições são compatíveis com suas economias mensais.

4 – Troque dívidas mais caras por mais baratas:

Por fim, avalie a portabilidade de crédito. Isso significa procurar uma instituição que ofereça condições melhores tais como juros mais baixos e/ou parcelas menores. Essa instituição irá quitar seu débito atual e você passará a amortizar seu débito na nova empresa com as condições mais adequadas à sua realidade.