FAMÍLIA

Como aproveitar o aprendizado da pandemia na relação com a família

A pandemia do COVID-19 mudou profundamente a rotina das famílias. Ao longo desses dois anos, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao home office, conciliar o trabalho com as tarefas domésticas, ajudar os filhos com aulas virtuais e conviver com a família 24 horas por dia em casa. Sem contar as mudanças nos hábitos de consumo, comportamento e higiene de todos. Tudo ficou diferente em tão pouco tempo e será que conseguimos tirar boas lições desse período?

Com certeza! Se por um lado aconteceram muitas dores, perdas e desafios, por outro os familiares precisaram se ajudar mais, dialogar mais, brincar, rir juntos, comer juntos e passar o tempo livre juntos. Então, daqui para frente, que tal manter as mudanças positivas no modo de vida que aconteceram durante a pandemia?

• Ainda que as crianças já tenham retornado para as aulas presenciais, reserve um tempo na semana para brincadeiras que envolvam a família, como jogos de tabuleiro, karaokê etc.
  • Mostre-se disponível para ajudá-los nas lições da escola, pergunte como foi o dia na escola e o que a criança aprendeu de novo.
  • Mantenha as refeições em família ao redor de uma mesa. Esse momento é precioso e reforça os laços de união e companheirismo. Aproveite para conversar sobre os desejos e objetivos da família!
  • Reserve um momento, ainda que durante a semana, para passar mais tempo com seu marido, esposa ou companheiro(a). Pode ser para assistir a um filme, preparar uma refeição diferente a dois ou algo de interesse dos dois.
  • Reserve também alguns minutos para fazer uma chamada de vídeo com familiares que moram em outras cidades ou estados. Este hábito se intensificou durante a pandemia e pode ser mantido!
  • Pratique algum exercício físico em família.

Preservar uma família unida é muito importante para lidar com tempos difíceis como estamos vivendo, valorizando mais a proximidade, o afeto e o apoio que trazem a sensação de segurança e bem-estar.