Carta aos participantes: Relembrando a Jornada!

Olá Participante, boa tarde!

A tensão no mercado global se intensificou em junho e levou os investidores a promoverem um movimento de redução de risco generalizado após a  inflação dos EUA ter ficado acima das expectativas. Além disso, a divulgação de dados econômicos mais fracos também influenciou negativamente com a visão de uma desaceleração das economias, levando ao aumento dos temores de que a recessão poderia estar mais próxima.

Com isso, as bolsas internacionais marcaram o segundo pior mês do ano e também desde março de 2020, estopim da pandemia do Covid19. Com queda de 8,39%, o S&P500 passou a acumular queda de 20,58% no ano, e o MSCI recuou 8,78%, acumulando a queda de 21,21% no ano.

No Brasil, a dinâmica do mercado internacional foi somada à piora na percepção da situação fiscal com isso, o Ibovespa perdeu os 100 mil pontos, registrou o pior mês do ano e com a queda de 11,5% passou para o resultado acumulado no ano de  (-5,99%).

E agora ? Em momentos de incertezas como o que estamos passando é comum que muitos participantes tenham questionamentos em relação ao futuro, investimentos e planejamento financeiro pessoal e familiar.   Estamos em um momento que temos diversos fatores que contribuem para uma baixa previsibilidade, como a subida de juros americana, lockdowns na China, eleições, dinâmica inflacionária global e guerra na Ucrânia e seus desdobramentos.

Neste momento é importante relembrar a Jornada e a importânciade permanecer investido:

Sempre piora antes de começar a melhorar

Market timing pode ser um hábito perigoso. Às vezes, os investidores pensam que podem ser mais espertos que os mercados; em outros momentos, o medo e conservadorismo os levam a tomar decisões com base na emoção e não na lógica.

O gráfico abaixo demonstra o quanto pode         custar o market timing. Perdendo alguns dos melhores dias do mercado, os investidores                 também podem perder oportunidades cruciais para a valorização de suas carteiras. É importante notar também, que 8 dos 10 melhores dias aconteceram duas semanas antes ou após os 10 piores dias.

O gráfico abaixo  ilustra esse conceito. Enquanto o retorno de 1 ano variou bastante desde 1950 (+47% a -39%), a combinação de ações e títulos de dívida não resultou em retornos negativos em nenhum dos períodos de 5 anos móveis nos últimos 71 anos.

No entanto….

Risco é uma questão individual

O prazo de tolerância a risco dos participantes não costuma ser tão longo e temos perguntas a serem respondidas…

Quanto tempo vai levar a recuperação dos ativos?

Pode ser que eu mude o perfil e perca a recuperação?

Considerando esse contexto a Fundação Previdenciária IBM convidou o Itaú Asset para uma palestra sobre o cenário macroeconômico e suas implicações nos investimentos. Detalhes da palestra serão enviados por e-mail. Não perca!

Fonte: JP Morgan, Mercer, TAG