Mudanças nos Perfis de Investimento

A partir de setembro a Fundação IBM estará com uma novidade para todos os participantes dos Perfis RV 35, RV 50 e RV 65.

A composição desses perfis passará por alterações, com o objetivo de aumentar a diversificação dos investimentos . Vale lembrar que os perfis CDI e RV 20 não sofrem alterações. A parcela de investimento em renda fixa e variável permanece a mesma, o que muda é a composição dos fundos em renda variável. Com a nova alocação, dentro do segmento de renda variável, o patrimônio estará alocado em um novo fundo (BDR) que trará para os referidos perfis maior alocação no mercado internacional.

O que é um BDR?

Os Brazilian Depositary Receits são certificados que representam ações emitidas por empresas em outro país, mas negociados em bolsa Brasileira.

O que é um ETF?

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds. Fundos de investimento em índices com cotas negociadas na bolsa de valores.

A conjunção dos dois temos o BDR de ETF que são papéis emitidos no Brasil, que possuem como lastro cotas de ETFs emitidos no exterior. Então…

Aumento minha exposição ao investimento no exterior?

Sim! Dessa forma é possível aumentar a diversificação alcançando diversos índices de investimento internacionais.

E quanto a limitação ao investimento no exterior?

A limitação ao investimento ao exterior permanece inalterada em 10%. No entanto, na resolução 4994, publicada em Março de 2022 é especificada a possibilidade de investimento até 10% dentro dessa classe de ativo, no segmento de renda variável.

(Artigo 22, capítulo III). Essa mudança visa otimizar a alocação de ativos de forma que, em  uma perspectiva de longa prazo, reduza o risco e otimize a rentabilidade.

Alteração de Perfil de Investimento

Eu quero mudar de perfil, como eu faço?

Você pode atualizar o seu novo perfil por meio da área do participante no portal da Fundação, ou pelo app da FPI. No app, basta clicar em Menu, Alteração de Perfil de Investimento. Durante a alteração de perfil, você deverá preencher um questionário que irá ajuda-lo a identificar perfil mais indicado para você.

Como escolho o melhor perfil para mim?

A escolha por um dos perfis é individual e deve ser objeto de avaliação periódica do participante. Cada participante deve entender o nível de risco que deseja assumir em seus investimentos em busca de um retorno adequado às suas expectativas. Não existe fórmula para definir o grau de aversão a risco, de forma que a avaliação deve ser feita por cada indivíduo. Mas, para facilitar esse entendimento, antes de qualquer alteração de perfil, você deverá preencher um questionário para ajuda-lo a identificar perfil mais indicado para você.

Sou obrigado a optar pelo Perfil ou alterar o meu Perfil em função do resultado indicado no teste de Análise do Perfil de Investidor?

Com base em suas respostas no questionário será sugerido o melhor perfil para você. Entretanto, você não é obrigado a acatar essa sugestão pois está é uma decisão particular. Caso, ao seu critério, você opte por um perfil que não é o indicado pelo questionário, você será alertado para que confirme a opção desejada. É preciso também entender os riscos e consequências de optar por um perfil que possa estar desalinhado com o seu perfil como investidor indicado pelo questionário. Para maiores informações, consulte os diversos materiais disponíveis sobre Investimento e Educação Financeira na página da Fundação IBM.

Como acesso o site da Fundação?

Você de acessar o site através do endereço: www.fundacaoibm.com.br e clicar em Área do Participante. O site irá solicitar o seu CPF e depois a confirmação de seu nome. Em seguida, é necessário digitar sua senha de acesso.

Eu não lembro minha senha de acesso, o que devo fazer?

Para resetar a senha de acesso da área de participante, basta inserir seu CPF, clicar em “Ok”, em seguida clicar em seu primeiro nome e posteriormente clicar em “esqueci minha senha”. Inserir sua data de nascimento, clicar em “Confirmar”. Um email será enviado ao email cadastrado para o reset da senha.

Como será o prazo para se alterar a opção de investimento? Continuará 3 meses, como é agora?

Excepcionalmente até 20/Novembro, os participantes poderão efetuar uma nova troca de perfil sem que seja exigido o mínimo de 3 meses da última alteração previsto em nosso regulamento. É importante ressaltar que a partir de 21/Novembro/2022 não haverá mudança nas regras de alteração de perfil, ou seja, você poderá alterar sua opção pelo Perfil de Investimento a cada 3 (três) meses contados da última modificação seguindo nosso regulamento, clausula 7.3.1.