Fique ligado – FPI On #13

Mudança nos perfis de investimentos

A partir de setembro a Fundação IBM estará com uma novidade para todos os participantes dos Perfis RV 35, RV 50 e RV 65.

A composição desses perfis passará por alterações, com o objetivo de aumentar a diversificação dos investimentos e otimizar a alocação de ativos de forma que, em uma perspectiva de longa prazo, reduza o risco e otimize a rentabilidade. Vale lembrar que os perfis CDI e RV 20 não sofrem alterações.

A parcela de investimento em renda fixa e variável permanece a mesma, o que muda é a composição dos fundos em renda variável. Com a nova alocação, dentro do segmento de renda variável, o patrimônio estará alocado em um novo fundo (BDR) que trará para os referidos perfis maior alocação no mercado internacional.

Caso queira, você pode atualizar o seu novo perfil por meio da área do participante no portal da Fundação, ou pelo app da FPI. No app, basta clicar em Menu, Alteração de Perfil de Investimento. Durante a alteração de perfil, você deverá preencher um questionário que irá ajuda-lo a identificar perfil mais indicado para você.

O que é um BDR?

Os Brazilian Depositary Receits são certificados que representam ações emitidas por empresas em outro país, mas negociados em bolsa Brasileira.

O que é um ETF?

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds. Fundos de investimento em índices com cotas negociadas na bolsa de valores. A conjunção dos dois temos o BDR de ETF que são papéis emitidos no Brasil, que possuem como lastro cotas de ETFs emitidos no exterior.

Exposição e limitação ao investimento no exterior

Com essa mudança é possível aumentar a diversificação alcançando diversos índices de investimento internacionais. A limitação ao investimento ao exterior permanece inalterada em 10%. No entanto, na resolução 4994, publicada em março de 2022 é especificada a possibilidade de investimento até 10% dentro dessa classe de ativo, no segmento de renda variável. (Artigo 22, capítulo III).