Qualidade de vida – FPI On #13

É para continuar usando mascara?

Na maioria dos lugares já não é mais obrigatório o uso de máscaras para conter a disseminação da COVID-19. Mas, deixar de usar máscaras é seguro? Devo continuar usando em algumas situações?

Ainda é preciso ter cautela. Alguns especialistas indicam o uso em espaços fechados e com alta densidade de pessoas, como transportes públicos, academias de ginástica ou salas de aula sem distanciamento e com pouca ventilação. Como o vírus se espalha por microgotículas que são expelidas quando falamos e respiramos, quando o ambiente é fechado elas podem ficar por até duas horas no ar, tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa.

Em ambientes abertos com uma boa circulação de ar, a transmissão do vírus é mais difícil. No entanto, o risco ainda existe e depende da quantidade de pessoas que estão no local. Por exemplo, em um show ou jogo de futebol, o risco pode aumentar por causa da aglomeração.

Neste sentido, o ideal é sempre levar em conta todo trajeto ao sair de casa. Muitas vezes, o intuito é ir a um parque, por exemplo, mas no caminho a pessoa vai passar por um elevador, mercado ou outro lugar fechado. Assim, é interessante ter a máscara para o uso.

Também é importante lembrar que pessoas com comorbidades devem conversar com o médico para avaliar se é preciso usar a máscara em 100% das situações, já que o risco de contaminação é maior para esses casos. Pessoas não vacinadas ou que não tomaram todas as doses da vacina, profissionais de saúde e outros trabalhadores expostos a grande circulação de pessoas durante o dia de trabalho também devem continuar usando máscara.