Imposto de Renda 2023: Não esqueça de fazer sua declaração!

O prazo de entrega das declarações do Programa do Imposto de Renda (PGD/2023) se iniciou em 15/03/2023, com prazo final em 31/05/2023.

Para quem já baixou o programa e quer utilizar a opção da declaração pré preenchida basta entrar no programa e autenticar a conta gov.br nos níveis ouro ou prata. Já para fazer a declaração do IR 2023 em smartphones será necessário baixar uma nova versão do app Meu Imposto de Renda.

Segundo o supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, a responsabilidade pela declaração é do contribuinte, por isso ele deve conferir atentamente as informações recuperadas pela pré-preenchida com os comprovantes de rendimentos recebidos. É obrigação do contribuinte complementar as informações não recuperadas. Da mesma forma que o contribuinte pode errar no preenchimento da declaração a fonte da informação da pré-preenchida (empresas, bancos, imobiliárias, clínicas médicas… )também pode errar ou ainda não ter enviado as informações.

Para os participantes que possuem valores da Fundação Previdenciária IBM à declarar, preparamos um post exclusivo sobre o tema, basta clicar aqui para acessá-lo.

Fonte: Site Receita Federal do Brasil