Bons motivos para se ter um plano de previdência complementar

Por mais que pareça estranho à primeira vista, o planejamento para a aposentadoria deve ser iniciado desde o primeiro dia de trabalho. Afinal, é durante esta fase que as pessoas têm disponibilidade financeira para conseguir acumular uma reserva de dinheiro suficiente para seu futuro.

As pessoas que trabalham com carteira assinada (CLT) contarão com a Previdência Social na aposentadoria. Porém, o benefício do INSS possui um valor teto que pode não ser suficiente para arcar com as despesas lá na frente. Atualmente, o teto está em R$ 7.507,49, porém devido às regras de cálculo da aposentadoria apenas uma minoria consegue receber este valor. Daí a importância de ter uma fonte de renda complementar para suprir suas necessidades e manter seu padrão de vida na aposentadoria.

Para um colaborador da IBM, não existe lugar melhor para formar uma reserva para a aposentadoria do que na Fundação IBM. Além da praticidade de realizar contribuições com desconto direto em folha, os custos de administração dos planos são cobertos pelas empresas patrocinadoras, então o dinheiro investido por cada participante é destinado exclusivamente para seu benefício no futuro. E as taxas de gestão dos investimentos são bem mais atrativas que os planos de previdência oferecidos por bancos ou outras instituições financeiras no varejo devido ao volume de recursos investido pela Fundação.

Mas a principal vantagem de fazer parte da Fundação é a contrapartida que a empresa faz sobre as contribuições programadas dos participantes. Ou seja, o participante realiza sua contribuição e a empresa também contribui com o valor em nome do participante mensalmente.

Além da contribuição mensal, os participantes que desejam turbinar ainda mais sua reserva para a aposentadoria poderão realizar contribuições adicionais, calculadas como um percentual sobre a PLR paga pela patrocinadora – é importante ressaltar que para estas contribuições não há contrapartida da empresa.

Outra vantagem que merece destaque: os recursos investidos na Fundação IBM contam com uma gestão profissional e aplicações diversificadas; os participantes escolhem o nível de risco que querem assumir em seu Saldo de Conta optando por um dos Perfis de Investimento disponíveis. Todo o dinheiro acumulado é investido no mercado financeiro e rentabilizado ao longo do tempo. Por essa razão, quanto antes se começar a poupar melhor, pois haverá mais tempo com os juros trabalhando a seu favor rentabilizando seu investimento.

Outro bom motivo é o incentivo fiscal que o governo oferece para quem tem um plano de previdência complementar. Neste caso, o participante que realizar sua declaração pelo modelo completo pode deduzir as contribuições ao plano da sua base de cálculo do IR até o limite de 12% da sua renda bruta anual tributável. Faça as contas, você vai se surpreender com o alívio que esse incentivo pode trazer à mordida do leão.

Se você ainda não faz parte ou conhece algum colega que ainda não faz parte do Plano CD, acesse o site da Fundação para saber mais sobre a entidade, as regras do plano e como aderir. Saiba que o tempo é um grande aliado para o seu futuro!