Qualidade de vida

Como prevenir a gripe

A chegada de temperaturas mais baixas e do ar seco, comuns do outono, podem gerar ou agravar alguns problemas de saúde, principalmente as doenças respiratórias como a gripe.

O vírus da gripe é transmitido através do contato com alguma pessoa contaminada, especialmente através de tosse ou espirro ou tocando em objetos que estão contaminados e depois colocando a mão na boca ou no nariz.

Alguns hábitos podem ajudar na proteção do corpo, como manter os locais arejados, sempre lavar as mãos com água e sabão, e não compartilhar itens de uso pessoal como toalhas, copos, e travesseiros, por exemplo. Outra dica é, mesmo que não seja mais obrigatório, utilizar máscara em locais com aglomeração de pessoas para se proteger de gotículas infectadas que possam estar no ar.

Além disso, uma ação importante para prevenção da gripe é a vacinação. Ela é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza, reduzindo o risco de formas graves da doença. O vírus da gripe sofre mutações ao longo do tempo e, por isso, é importante se vacinar todos os anos.

No geral, a vacina começa a fazer efeito em cerca de 2 semanas e a vacinação protege o corpo de seis a doze meses em média, sendo que o pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas da vacinação.

Para saber mais e esclarecer suas dúvidas, confira no site da Fundação
IBM o calendário de vacinação de 2023 da IBM Brasil. Busque por
“Calendário de vacinação 2023: Covid-19 e gripe” no canto superior
direito do site e leia o material.