Seu bolso

Tecnologia a favor do seu planejamento financeiro

Para muitos, organizar as finanças pode ser uma tarefa complexa e que requer muitos conhecimentos técnicos. Porém, saiba que o mais necessário é ter disciplina e, neste quesito, a tecnologia pode colaborar bastante. Atualmente, existem diversas ferramentas que permitem visualizar e entender melhor seus gastos, comparar o comportamento ao longo dos meses e, com isso, ajudar no planejamento para alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Pensando nesses benefícios, a Fundação IBM preparou uma lista com 3 opções de aplicativos para ajudá-lo(la) no controle das suas finanças:

Guiabolso – Gratuito, disponível para Smartphones Android e IOS. É possível vincular suas contas bancárias e cartões, classificar suas despesas por categorias e visualizar tudo de forma gráfica. O app dá dicas para organizar seu orçamento e que possibilitam a criação de metas de gastos. Além disso, o app indica aplicações financeiras de acordo com o seu perfil.

YNAB – Pago, disponível para Smartphones Android e IOS. É um software multiplataforma que sincroniza o uso no celular, computador e tablet em tempo real, baseado no método de envelope, ou seja, é possível definir metas por categoria e destinar valores para cada item criado.

Organizze – Versões gratuita e paga, disponíveis para Smartphones Android e IOS

É possível gerenciar as despesas por categorias, acessar relatórios de gastos, controlar os cartões de crédito e não atrasar as contas. O app oferece uma versão gratuita, mas a versão paga oferece serviços como a exportação de dados bancários.

Você conhece a Talita?

Você também pode contar com a tecnologia para o seu plano de previdência da Fundação IBM. Este ano lançamos a Talita, um ChatBot com o objetivo de trazer mais agilidade ao nosso processo de comunicação com nossos participantes.

Ao “conversar” com a Talita, o participante terá suporte a qualquer momento e em qualquer lugar para dúvidas sobre atualização cadastral, procedimentos relacionados à concessão de aposentadoria, perfis de investimento, desligamento da patrocinadora, etc. Caso sua dúvida não seja esclarecida pela Talita, um operador assumirá o controle da conversa para finalizar seu atendimento. Para utilizar a ferramenta, basta clicar no balão no canto inferior direito da Área do Participante do site da Fundação.