Fique ligado – FPI On #15

Você já ouviu falar do Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil foi criado para ajudar os quase 70 milhões de brasileiros com nome negativado a saírem das dívidas e, assim, reduzir os índices de inadimplência no país, permitindo que essas pessoas sejam reintegradas à economia e voltem a ter acesso ao crédito quando precisarem. Desde que foi lançado (em 17 de outubro), o programa registrou mais de R$ 20 bilhões em dívidas renegociadas por 2,7 milhões de brasileiros.

Para facilitar a negociação, o governo lançou um site chamado Plataforma de Renegociação do Desenrola. Lá é possível conferir quais empresas, bancos e lojas estão participando oferecendo descontos na renegociação das dívidas.

Segundo o Ministério da Fazenda, os descontos médios nas dívidas renegociadas são de 83%, mas podem chegar a 99%. O programa, que encerra no dia 31 de dezembro, permite a renegociação sem entrada imediata e a utilização da primeira parcela do 13º salário para solucionar pendências e começar a pagar os débitos a partir de dois meses, ou seja, em 2024.

De acordo com as regras, podem participar as seguintes pessoas:

  • Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até dois saláriosmínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Pessoas que tenham dívidas negativadas de 2019 a 2022, e cujo valor atualizado seja inferior a R$ 20 mil.

Após a negociação, o prazo para baixa das dívidas no SPC, Serasa, Boa Vista ou Quod é de até 10 dias úteis, a contar da data de confirmação do pagamento. Para as dívidas parceladas, o prazo é de 15 dias após o acordo.

Para saber mais, consultar e realizar uma renegociação, é necessário
acessar a plataforma do governo:
https://desenrola.gov.br/home#duvidas.