Seu Bolso – FPI On #15

Já está se preparando para as compras de fim de ano?

O Natal e as festas de fim de ano aquecem a economia e é um período de muitas compras, sendo uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e lojistas em todo o mundo.

Como muitas das ofertas são em lojas virtuais e este mercado está em constante transformação, é fundamental ficar sempre atento para não cair em armadilhas e aproveitar ao máximo (e com segurança) esta data, seja para comprar aquele item de desejo com condições especiais ou comprar presentes para a família e amigos. Confira
algumas dicas que separamos para compras online:

1 – Comece a acompanhar com antecedência a evolução dos preços dos produtos que você deseja adquirir. Existem diversos sites que mostram o histórico de preços (menor preço nos últimos dias e até nos últimos meses) e ordenam as lojas com preço mais atrativo, seja para pagamento a vista ou parcelado. Além disso, é possível criar alertas com o preço que você quer pagar; se o produto chegar no valor indicado, você receberá um e mail de notificação.

2 – Cadastre-se em lojas confiáveis para receber ofertas e tenha muito cuidado ao comprar em sites que possuem lojas parceiras (prática chamada de “marketplaces”, quando o portal apenas intermedia a venda, que é feita por uma empresa terceira). Antes de comprar, mesmo que o valor seja atrativo e o site seja conhecido, verifique as avaliações do estabelecimento responsável pela venda.

3 – Cuidado com sites e anúncios falsos recebidos por e-mail ou nas redes sociais. Se você receber uma oferta imperdível de uma loja conhecida, verifique se o e-mail partiu realmente da empresa, já que os fraudadores aproveitam deste momento de euforia para praticar golpes. O mesmo vale para as redes sociais; se viu um anúncio ou post suspeito, ao invés de clicar no anúncio, acesse o site oficial da loja e verifique se a oferta é verdadeira.

E as boas práticas de organização e planejamento financeiro não devem ser deixadas de lado nesse ambiente de alto consumo. Assim, antes de realizar qualquer compra, lembre se de avaliar o seu orçamento doméstico e definir seus limites de gastos. Essa atitude evitará compras por impulso e o comprometimento das suas finanças.