Saiba o que é Esgotamento Parental e como combater esse mal.
Quem é pai ou mãe pode já ter passado por momentos de tensão exacerbada — quase que uma espécie de “burnout familiar”. Saiba que o nome desse estado é esgotamento parental.
Sabe quando tudo se acumula, em um processo doloroso de exaustão mental, física e emocional causado pela sobrecarga de tarefas, especialmente para as mães (e excepcionalmente mais acentuado para as mães solo)? Problemas financeiros, conflitos, excesso de demandas por problemas de saúde. Parece que o mundo vai ruir sob seus pés. A vontade é de desaparecer, largar tudo. Pedir demissão da função de pai ou mãe, como se isso fosse possível.
O esgotamento parental gera uma lista longa de prejuízos aos pais: sensação de estar sempre no limite, com a corda esticada; cansaço interminável; impaciência; desconexão ou falta de interação com os filhos; impressão de ser um fracasso como pai ou mãe que leva a doses elevadas de culpa.
Esse estado emocional é extremamente perigoso e pode contribuir para a depressão, ansiedade, irritabilidade constante, falta de motivação, entre outros problemas, fazendo muito mal para a pessoa e tornando o ambiente familiar altamente tóxico.
Mas, calma. Assim como você entrou no problema, existem formas de sair dele. O esgotamento parental pode ser enfrentado com uma série de mudanças de atitudes. Reconheça, em primeiro lugar, que você não é um super-herói, que não dar conta de tudo é normal. Não exija demais de você. Também não carregue o mundo nas costas; divida responsabilidades e crie uma rede de apoio. Muitas vezes, essa rede já existe, basta acioná-la, sem medo de parecer fraco(a). Cuide-se melhor, com momentos de autocuidado e descanso. Considere buscar ajuda psicológica ou participar de grupos de apoio de pais. E, muito importante, aceite que errar faz parte da vida.
A jornada para sair do esgotamento parental pode não ser fácil, mas pense sempre que aqueles que você ama são a maior motivação para enfrentar esse problema e trazer de volta a felicidade para o seu lar.