Plano médico

REEMBOLSO PLANO MÉDICO - COVID-19

Formulários de Reembolso – Bradesco Saúde
Os pedidos de reembolso poderão ser feitos pelo App ou pelo site da Bradesco Saúde, seguindo as instruções contidas nos respectivos links. Neste momento, em caráter de exceção, não será necessário fazer o envio dos comprovantes originais. Porém, pedimos que guarde com você todos os documentos, pois eles poderão ser solicitados futuramente para fins de auditoria.
 
Formulários de Reembolso – Bradesco Dental
Os pedidos de reembolso deverão ser encaminhados por e-mail para o focal da Bradesco de sua localidade (section “Contatos”). Neste momento, em caráter de exceção, não será necessário fazer o envio dos comprovantes originais. Porém, pedimos que guarde com você todos os documentos, pois eles poderão ser solicitados futuramente para fins de auditoria.

Formulários de Reembolso – Vida Link
Os pedidos de reembolso poderão ser feitos pelo App ou pelo site do Vidalink, seguindo as instruções contidas nos respectivos links.
 
 

Desde 01/10/2013, a IBM Brasil não disponibiliza credencial para atendimento de emergências médicas nos EUA, dentro da Rede Referenciada, como era feito no passado.

A regra permanece a mesma para todas as localidades: caso o funcionário/aposentado/dependente necessite de atendimento de emergência, deverá pagar as despesas médico-hospitalares e solicitar, em caráter excepcional, o reembolso apresentando o recibo original do hospital/ clínica ou profissional, e também o relatório médico indicando o atendimento de emergência com a descrição dos procedimentos. O relatório será avaliado previamente pelo médico da IBM, que concluirá se o atendimento foi de fato emergencial.

Desde junho de 2018, os IBMistas e seus dependentes inscritos no plano médico do Brasil e diagnosticados com câncer (neoplasias) contam com a possibilidade de ter o caso avaliado pelo Watson for Oncology (WfO).

Watson for Oncology é uma tecnologia cognitiva que, após análise de dados, elabora um relatório de recomendações de tratamentos baseados em evidências médicas. A tecnologia utiliza os recursos de processamento de linguagem natural e a capacidade de aprendizado para prover informações de grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados, além de milhões de páginas de texto e diretrizes clínicas para apoiar os médicos ao cuidar de seus pacientes.
 

Quem é elegível a ter seu caso analisado pelo Watson?

Funcionários ativos, aposentados e seus dependentes elegíveis ao plano médico IBM.

Quais tipos de câncer são suportados pelo WfO?

Atualmente o WfO suporta os tipos de neoplasias abaixo:

  • Bexiga
  • Mama
  • Cólon
  • Colo do útero
  • Endométrio
  • Esôfago
  • Estomago
  • Fígado
  • Pulmão
  • Ovário, Trompa de Falópio e Peritoneal Primário
  • Próstata
  • Reto
  • Tireoide
  • Cervical

Constantemente há inclusão de novas neoplasias as quais o WfO suporta de acordo com a versão disponível. Essa informação sempre será atualizada nesta página.

Qual hospital oferece o Watson for Oncology?

Atualmente o Instituto do Cancer do Ceará – ICC, em Fortaleza está capacitado para oferecer a análise dos casos em parceria com a IBM.

 
O meu caso será compartilhado com a IBM?
O programa seguirá todas as leis e práticas de confidencialidade de dados médicos existentes no país. Assim sendo, a IBM não terá acesso a nenhum reporte ou informação confidencial do caso analisado mantendo a confidencialidade e a proteção de dados pessoais.
 
Tenho que ir até os hospitais para ter meu caso analisado? 
 
Não, este programa consiste em um suporte remoto ao médico assistente/oncologista.
 
Como faço para ter meu caso analisado pelo Watson?

O beneficiário deve conversar com seu oncologista e expor a vontade de ter seu caso analisado pelo WfO. O médico assistente, ao aceitar o suporte do Watson for Oncology, deve entrar em contato com a equipe da Central de Saúde IBM para receber orientações.

Ao fazer contato com a equipe de oncologia do hospital indicado pela Central de Saúde IBM, o médico assistente confirmará se a neoplasia e a fase a qual o tumor se encontra é suportada pelo Watson. Após confirmação a equipe médica do Hospital solicitará todas as informações necessárias para ter o caso analisado.

Eu posso ligar e pedir análise para meu caso?

A equipe médica do hospital indicado pela IBM está autorizada a falar somente com o médico assistente do beneficiário IBM.

Pra onde meu médico assistente deve ligar?

O médico assistente deve entrar em contato com a Central de Saúde: 4005-1555 (Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e outras 24 cidades*) ou 0800-941-1555 (Outras localidades).

Em quanto tempo meu médico receberá o retorno da análise do Watson?

O tempo previsto para ter a recomendação do Watson é de 10 dias úteis após o recebimento dos documentos e atributos requeridos pela equipe do hospital ao médico assistente. Dentro deste prazo, a equipe do hospital enviará um documento com as recomendações ao médico assistente.

Qual o custo de ter meu caso analisado pelo Watson?

O custo de ter o caso analisado pelo Watson for Oncology é de R$ 1.500,00 e a coparticipação do funcionário IBM será de 15% deste valor, sendo R$225,00.

Como devo pagar pela minha utilização?

O desconto da coparticipação seguirá no mesmo modelo atual, ou seja, será descontado do seu contracheque na quinzena.

 

Watson Genomics - Onfoco

A partir de Junho de 2019, todos os funcionário da IBM Brasil e seus dependentes do plano de saúde poderão utilizar o exame Oncofoco, um exame que faz uma análise do tecido tumoral do paciente com câncer e investiga possíveis mutações genômicas relacionadas utilizando a Inteligência Artificial do Watson.

O que é o Oncofoco?

É um exame que faz uma análise do tecido tumoral do paciente com câncer e investiga possíveis mutações genômicas relacionadas utilizando a Inteligência Artificial do Watson.

Por que devo fazer o exame Oncofoco?

O resultado deste exame provê informações por meio de inteligência artificial para auxiliar a tomada de decisão médica na assistência personalizada dos pacientes com casos de câncer complexos.

Para quais tipos de câncer este exame é indicado?

Ele é indicado a pacientes que têm câncer de maior complexidade e não respondem a tratamentos padrão, ajudando a definir a melhor terapia para essas situações. 

Indicações:

  • Tumores metastáticos
  • Tumores refratários às opções padronizadas de tratamento
  • Tumores raros ou de origem primária desconhecida

 

Quais os benefícios deste exame?

O exame tem como benefício auxiliar o médico assistente na definição do plano terapêutico, fornecendo resultados de forma estruturada com informações sobre alterações clinicamente relevantes, possíveis terapias específicas e ensaios clínicos disponíveis.

Esse exame pode ser feito por pessoas que não tem câncer para fazer mapeamento genético?

Não, este exame é para auxiliar o médico assistente a identificar tratamentos mais efetivos para pessoas que já foram diagnosticadas com câncer.

Como é realizado o exame?

O beneficiário é responsável por acessar o laboratório/hospital onde o anatomo patologico foi realizado para autorizar que o Fleury retire o material para análise.
Este processo deverá ser alinhado com o Núcleo Fleury Genômica através dos telefones  3003-5001, whatsapp (11) 99447-5375 ou ainda enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Eu poderei realizar o exame direto no Laboratório?

Sim. Para realizar o exame, o Fleury necessita do Formulario prenchido ( formulário do Fleury)  + laudo anatomo patologico + pedido médico do oncologista ou geneticista. Não será aceito pedido de médicos com outra especialidade. Nesse primeiro momento, será necessário que você faça o pagamento do valor do exame e depois peça o reembolso (mais detalhes sobre reembolso na pergunta a seguir). Em breve o exame já constará no sistema Bradesco Saúde e poderá ser realizado apenas com a apresentação da carteirinha do convênio.

Onde encontro o formulário do Fleury?

O formulario poderá ser solicitado através da Central de Saúde IBM no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou no dia da realização do exame diretamente no Fleury.

Onde devo ligar pra saber se sou elegível ao exame?

O beneficiário deverá entrar em contato com o Núcleo Fleury Genômica através dos telefones  3003-5001, whatsapp (11) 99447-5375 ou ainda enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O exame Oncofoco, será coberto pelo plano médico do Bradesco?

Sim, o beneficiário poderá utilizar o plano médico para a realização do exame. Neste primeiro momento, o beneficiário deverá realizar o pagamento do examen no Laboratório e em seguida submeter o pedido médico para a aprovação de reembolso através da Central de Saúde IBM via email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  Em breve o exame já constará no sistema Bradesco Saúde e poderá ser realizado apenas com a apresentação da carteirinha do convênio.

Quais são as unidades do Grupo Fleury que disponibilizam este exame?

A melhor forma de obter a relação dos laboratórios que estão realizando o exame é consultando o link https://www.fleurygenomica.com.br/artigo/sobreGenomica

Serei cobrado de coparticipação para este exame?

Sim. O beneficiário será cobrado o valor de franquia no valor de R$299,50.

Em quanto tempo meu médico receberá o resultado?
 
O prazo para a entrega do laudo customizado é de até 20 dias corridos.
 
 

Despesas médicas no exterior em viagens a serviço: o reembolso é de 95% das despesas. Para solicitar o reembolso o funcionário deverá apresentar a documentação citada acima, bem como o comprovante de viagem a serviço.

Despesas médicas no exterior quando em viagem de férias ou motivos particulares: o reembolso será de 75% das despesas, obedecendo os mesmos critérios de apresentação de documentos.

O Bradesco Saúde disponibiliza para você, funcionário/aposentado ,uma lista de Indicações de Corretores e Administradores de Plano de Saúde a serem contactados para aquisição de um novo plano de saúde. 

Segue abaixo a relação com os devidos contatos. Clique para fazer o download:

Lembrando que a aquisição destes planos é de inteira responsabilidade do requisitante e, em nada está relacionada com a IBM Brasil ou Fundação Previdenciária IBM.