Plano Médico

**Esse benefício não é de responsabilidade da Fundação IBM, mas sim da IBM Brasil e não está vinculado ao saldo do participante/aposentado.

O Plano Médico consiste em disponibilizar atendimento médico, laboratorial e hospitalar para público definido conforme elegibilidade, por meio de prestadores oferecidos pelo fornecedor da IBM para este fim.

O plano é administrado atualmente pelo Bradesco Saúde, cujo objetivo é auxiliar os titulares e seus dependentes elegíveis, com despesas de procedimentos basicamente voltados a tratamentos de doenças e recuperação de saúde, excluindo atividades de cunho estético, de promoção de saúde e preventivas.

O aposentado terá direito, de acordo com a elegibilidade, a utilizar o plano por meio da Rede Credenciada, ou seja, prestadores credenciados ao fornecedor Bradesco Saúde, ou utilizar o plano por meio do Livre Escolha, onde poderá solicitar reembolso, conforme regras do plano, em todo território nacional. Conforme utiliza o plano, o funcionário co-participa das despesas junto com a IBM, por meio do pagamento via boleto bancário.

NOVA CARTEIRINHA – PLANO MÉDICO E DENTAL

A partir de 1º julho de 2022 os benefícios em saúde da IBM passarão a ser administrados pela Bradesco Operadora. Esta alteração não mudará seu benefício, porém novos números de carteirinhas serão gerados e disponibilizados digitalmente, através dos aplicativos do Bradesco Saúde e Bradesco Seguros. Por conta disso, precisamos de sua atenção para a ação que precisa ser tomada até o dia 30 de Junho de 2022.
Para saber mais sobre o processo de transição, clique aqui.

Plano Médico na Aposentadoria

Plano de Livre Escolha

Todos os funcionários admitidos antes de 29 de fevereiro de 1996, pode usar tanto a Rede Credenciada oferecida pelos prestadores credenciados a Seguradora Bradesco Saúde, quanto escolher um médico não credenciado de sua preferência e solicitar posteriormente o reembolso, de acordo com as regras e limites do Plano de Livre Escolha.

Os funcionários que forem promovidos à banda 10, serão elegíveis ao plano Livre Escolha, independente da data de admissão. Caso mude de banda 10 para 9 o plano a ser considerado para elegibilidade será o de rede credenciada, exceto se adimitido até fevereiro de 1996.

Plano de Rede Credenciada

Todos os funcionários poderão utilizar a Rede Credenciada de prestadores credenciados ou escolher um médico não credenciado de sua preferência e solicitar posteriormente o reembolso. Nesse caso, o reembolso segue as regras e limites da tabela de rede credenciada do Bradesco Saúde.

Não deixe de solicitar a Prévia de Reembolso junto ao Bradesco Saúde e Bradesco Dental.

Elegibilidade ao Plano Médico na Aposentadoria

Funcionários que firmaram contrato de trabalho individual com a IBM até 31 de dezembro de 1998 e este contrato estiver em vigor na data da aposentadoria, terá direito ao mesmo plano que tinha quando funcionário ativo, seja Rede Credenciada ou Livre Escolha.

Se firmou contrato de trabalho individual com a IBM a partir de 01 de janeiro de 1999, não terá direito ao plano médico na aposentadoria.

Os funcionários cujos contratos de trabalho com a IBM tiveram início em razão de qualquer forma de reorganização societária, tal como aquisição, incorporação ou fusão, não são elegíveis ao plano médico na aposentadoria, independentemente de sua data de admissão.

Toda e qualquer alteração ocorrida no plano médico dos beneficiários ativos aplicar-se-á também ao plano médico dos aposentados pela Fundação Previdenciária IBM.

Se for desligado da IBM antes de ter direito à aposentadoria, não será elegível ao plano médico IBM, mesmo que continue contribuindo para a Fundação Previdenciária IBM (autopatrocínio ou benefício definido).

Se o desligamento for por Justa Causa, o funcionário perderá a elegibilidade ao plano médico na aposentadoria.

Casal IBM

Quando ambos os cônjuges trabalham na mesma empresa do grupo, há uma diferenciação no percentual de coparticipação e reembolso para as despesas de plano médico.

O objetivo é o pagamento de coparticipação menor, respeitando as regras de elegibilidade e limites do plano IBM, sendo extensivo aos filhos.

No entanto, para que o sistema componha o percentual de cobertura conjugada, é necessário que tenham incluído mutuamente como beneficiários do plano e aponte a condição específica de cônjuge IBM.

A elegibilidade aos percentuais diferenciados será a partir da data de inclusão dos funcionários na modalidade de casal e não haverá retroatividade de datas, independente da admissão/aposentadoria.

Ocorrendo exclusão, desligamento ou morte de um dos cônjuges/companheiros IBM, serão alterados os percentuais de cobertura para todo grupo familiar, conforme regra de elegibilidade.

Atenção: Para ser elegível ao percentual de Casal IBM, ambos os funcionários(as)/aposentados (as) deverão estar ativos sob o mesmo CNPJ, ou seja, ambos da IBM Brasil.

Todos aqueles que não estiverem nessa condição não serão elegíveis, mesmo que seja funcionário(a) de qualquer empresa do Grupo.

Falecimento do titular

Em caso de falecimento de funcionário/aposentado titular elegível, seus beneficiários, para efeito destes planos, poderão usufruir do benefício por um período de 90 dias, a contar da data do óbito. A cobrança da coparticipação será feita por meio de boleto bancário.

Reembolso Plano Médico

PERCENTUAIS DE COPARTICIPAÇÃO

Funcionário/aposentado25%

*Limitado ao teto da tabela do seu plano


PERCENTUAIS DE REEMBOLSO

Funcionário/aposentado75%

*Limitado ao teto da tabela do seu plano


SOLICITAÇÃO DE PRÉVIA DE REEMBOLSO

Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico pelo plano Livre Escolha, informe-se sobre o valor a ser reembolsado de acordo com os limites do plano médico, solicitando uma prévia de reembolso.
Para tanto, você deverá solicitar a prévia através do site Bradesco Saúde

  1. Acessar APP Bradesco Saúde
  2. Clique no botão “Serviços”
  3. Clique no botão “Reembolso”
  4. Clique em “Calcular valor de reembolso” no combo Reembolso
  5. Escolher o nome do paciente no qual o cálculo será solicitado
  6. Clicar em “Avançar”
  7. Na tela seguinte, preencher o atendimento no qual deseja o cálculo
  8. Selecione o “Atendimento” e o “Tipo de atendimento”
  9. Preencher o valor do orçamento
  10. Anexar a documentação, poderá anexar um arquivo/foto já existente ou tirar uma foto. Obs. Só serão aceitos arquivos nos formatos .JPG ou .PDF com tamanho de até 1, 2MB
  11. Clicar no botão “Calcular”
  12. É gerado o número do protocolo para acompanhamento
  13. No final da tela, há as opções:
    • Acompanhar solicitação de Cálculo
    • Nova Solicitação
    • Voltar ao Início

A prévia será fornecida em até 5 dias úteis a partir da data de recebimento da solicitação na Bradesco Saúde.

Não será fornecida a prévia se os valores da equipe não forem informados.

Atenção: serão considerados para pagamento os valores que constarem dos recibos médicos apresentados para reembolso, dentro dos limites do plano, mesmo que sejam diferentes da prévia, lembrando que sempre haverá coparticipação em todas as utilizações.

Caso precise de suporte contatar a Unidade de Atendimento da Bradesco Saúde (0800 701 2731)

Para pedir reembolso, o funcionário deverá seguir os passos abaixo:

  1. Acessar APP Bradesco Saúde
  2. Clique em “Solicitar Reembolso” no Acesso Rápido
  3. Selecione o beneficiário desejado
  4. Atualize o e -mail e telefone para envio das notificações, caso necessário
  5. Desça a barra de rolagem até o final e clique em “Continuar para o reembolso”
  6. Selecione o “Atendimento realizado” e o “Procedimento Realizado”
  7. Caso seja escolhida a opção “RECIBO” será informado o Termo de “Guarda de documentos” que o beneficiário deve ler e marcar a opção “Li e concordo com o termo de serviço de reembolso digital. Posteriormente apertar no botão “Avançar”
  8. Preencher dados do recibo
  9. Após o preenchimento, clicar em “anexar arquivo” para mandar a foto do recibo
  10. O aplicativo vai apresentar as opções para tirar foto do recibo, importar a foto da galeria ou anexar o documento do celular. Caso seja tirada uma foto, verificar se a foto está legível e clicar em “Usar foto”
  11. Mover e dimensionar a foto, enquadrando, garantindo que todas as informações do documento estejam visíveis e clicar em “Confirmar”
  12. O documento será anexado. Na lupa terá a opção de visualizar a imagem/documento anexado.
  13. Clicar em “Salvar documento”
  14. Caso queira anexar outro documento fiscal (recibo/NF), clicar em “Anexar mais comprovantes”
  15. Ao descer a barra de rolagem terá a opção de anexar outros documentos não valorados (relatório, pedido médico, etc . )
  16. Imputados todos os dados e documentos, o botão “Avançar” será habilitado para prosseguimento do processo
  17. Irá aparecer um resumo da solicitação de reembolso
  18. Clicar em enviar Solicitação – Geração do protocolo

O procedimento de reembolso para o Plano Livre Escolha é o mesmo, porém os valores reembolsados são baseados nos limites do Plano de Livre Escolha.

Sempre solicite a prévia de reembolso, através do site ou aplicativo da Bradesco Saúde, para ter acesso aos valores aproximados que serão pagos para cada tipo de reembolso.

REEMBOLSO COMPLEMENTAR

Este benefício foi instituído para permitir que você obtenha o máximo de reembolsos oferecidos simultaneamente pela IBM e por outras organizações.

Se você possuir plano médico particular que dê direito a reembolso, os benefícios deste plano serão reembolsados em conjunto com o plano médico da IBM. Para tanto, é necessário apresentar recibo/extrato em nome do paciente, emitido pela entidade prestadora dos serviços de saúde, com o valor reembolsado para cada tipo de procedimento

O pagamento do reembolso complementar pela IBM somente será efetuado após a apresentação dos valores reembolsados pelo plano médico particular.

Deverá ser declarado o valor reembolsado pelo plano médico particular para que a soma dos valores reembolsados não ultrapasse o total da despesa. O reembolso da IBM poderá atingir até 100% da diferença entre o valor da despesa e o valor reembolsado pelo plano médico particular, respeitando os limites de reembolso IBM para cada tipo de procedimento a que faz jus o Beneficiário

No caso de despesas hospitalares pagas diretamente pela instituição securitária ao hospital envolvido, o recibo emitido poderá ser considerado, desde que especifique obrigatoriamente o nome do funcionário ou seu beneficiário ao qual o serviço tenha sido prestado, bem como o valor reembolsado pelo seguro, não podendo, entretanto, exceder a sua totalidade.

No caso de honorários médicos, excepcionalmente, podem ser aceitas cópias dos recibos emitidos, desde que seja comprovada a retenção dos originais por parte da seguradora.

COMPROVAÇÃO DE REEMBOLSO IGUAL OU MAIOR DE 10MIL REAIS

Desde o dia 23/01/23, para TODAS as solicitações de reembolsos com valor igual ou maior que R$ 10.000,00, será solicitado comprovante de desembolso e documentos para atualização cadastral de acordo com a RN529.

Documentos a serem enviados:

  1. RG;
  2. CPF;
  3. Comprovante de residência om endereço completo do titular do plano de saúde;
  4. Comprovante de transferência bancária, comprovante de PIX, comprovante de cartão de crédito ou cartão de débito, comprovante de compensação de cheque.
    1. A RN N°529 dispõe sobre a identificação de clientes e manutenção de cópias de documentos e registros em operações com valores iguais ou superiores a R$10.000,00. Desta forma, quando houver solicitação de reembolso de procedimentos médicos que somem R$ 10.000,00 ou mais, o cliente deve se comprometer a enviar a documentação necessária para atestar tais eventos, cumprindo, assim, com as exigências da ANS. 
       
    2. Conforme decisão da 3ª Turma STJ o direito ao reembolso depende por pressuposto lógico que o beneficiário tenha, efetivamente, desembolsado previamente os valores com a assistência à saúde, sendo imprescindível, ainda, o preenchimento dos demais requisitos previstos na Lei de Planos de Saúde. Dessa forma, o reembolso de despesas médico hospitalares é devido se houver pagamento direto por parte dos pacientes ao prestador de serviço. Se o usuário não despendeu nenhum valor a título de despesas médicas, mostra-se incabível a transferência do direito ao reembolso, visto que, na realidade, esse direito sequer existia.

Importante destacar que é vedado qualquer tipo de negociação (reembolso assistido/ reembolso auxiliado) para intermediação de pedidos de reembolso por terceiros. 

O login e senha fornecidos pela Bradesco Saúde para acesso aos canais digitais são de uso pessoal, exclusivo e intransferível, não forneça a clínicas, laboratórios e hospitais prestadores de serviço.

COMPROVAÇÃO DE REEMBOLSO ABAIXO DE 10MIL REAIS

As solicitações de reembolso das despesas elegíveis deverão ser, obrigatoriamente, acompanhadas de comprovantes de pagamentos originais, cuja data de emissão será considerada como a de sua efetiva realização

Não serão aceitas declarações quanto ao extravio deles.

Não é concedido nenhum tipo de adiantamento de crédito.

Quando estes englobarem mais de um beneficiário, não há a necessidade de fazer reembolsos diferentes. O pedido de reembolso segue o fluxo normal.

Os documentos necessários à comprovação de despesas são:

  • Para reembolso do Plano Médico

​​RECIBOS/NOTAS FISCAIS DE PRESTADORES DE SERVIÇO
Deverão ser apresentados em papel timbrado ou carimbado, contendo CPF/CNPJ do profissional/entidade médica, especialidade médica, data de emissão, nome do paciente, discriminação dos serviços prestados, inscrição e registro no conselho da classe correspondente deles, endereço e telefone.

Observação: instrumentador e assistente de cirurgia são atividades que podem ser exercidas por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, estudantes de medicina, médicos ou mesmo técnicos em instrumentação. Por esse motivo, para que os recibos de honorários passados por esses profissionais sejam reembolsados, será necessário que contenham o nome, CPF, ISS, CRM e/ou registro na entidade de classe, conforme o caso.

LAUDOS/ATESTADOS MÉDICOS
Alguns procedimentos só são elegíveis mediante apresentação de laudos ou atestados médicos em nome do paciente. Para saber as regras e elegibilidade do plano acesse o link do Plano Médico.

  • Para reembolso do Plano Psicoterápico

As despesas deverão ser, obrigatoriamente, acompanhadas de comprovantes de pagamentos originais (nota fiscal ou recibo) assinados e carimbados pelo profissional / entidade médica (psicólogo / psiquiatra / psicanalista), apresentados em papel timbrado ou carimbado, contendo CPF/CNPJ do profissional / entidade médica (psicólogo/psiquiatra/psicanalista), data de emissão, nome do paciente, número de sessões realizadas, CID, o período a que se referem, endereço, telefone, inscrição e registro no conselho de classe correspondente dos mesmos.

Reembolso Plano Odontológico

Você poderá solicitar reembolso das despesas odontológicas através do App Bradesco Seguros.

Confira mais uma comodidade – Reembolso Dental – App

Fique atento:

1. As solicitações de reembolso das despesas elegíveis deverão ser, obrigatoriamente, acompanhadas de imagens, nota fiscal/recibo, assinados e carimbados pelo dentista.

2. Deverão ser apresentados em papel timbrado ou carimbado, contendo CPF/CNPJ do profissional/entidade, com sua especialidade, data de emissão, nome do paciente, discriminação dos serviços prestados, inscrição e registro no conselho da classe correspondente deles, endereço e telefone.

3. Solicite ao Dentista a imagem inicial e final do seu tratamento para anexar a solicitação de reembolso, este documento é obrigatório para o processamento e pagamento do reembolso.

4. Todos os procedimentos deverão ser discriminados separadamente, com descrição dos valores individuais de cada um deles.

5. Os reembolsos serão realizados conforme o seu tipo de plano, Rede Credenciada ou Livre Escolha, respeitando os percentuais e teto para cada procedimento.

6. Solicite a prévia de reembolso para ter acesso aos valores de reembolso, através do envio do formulário DSO devidamente preenchido com os procedimentos que serão realizados: previareembolso.bradesco@bradescodental.com.br

ATENÇÃO: Fique atento quanto ao prazo de solicitação de reembolso das despesas odontológicas: Todas as despesas de reembolso deverão ser apresentadas até o dia 31 de janeiro do ano subsequente, para que possam ser reembolsadas considerando o do valor anual de referência da data do recibo.

7. Não esqueça de solicitar ao Dentista que preencha e assine o formulário DSO antes de submeter o seu reembolso.

Formulário DSO (Formulário de Descrição de Serviço Odontológico)

Telemedicina

Toda a praticidade da videochamada em consultas médicas regulares com a rede referenciada. Atendimento ágil e seguro para caso de dúvidas ou sintomas de COVID-19. Basta acessar o app Bradesco Saúde para realizar uma consulta., 24 horas por dia, 7 dias por semana. Saiba mais aqui. 

Além do suporte via App, agora é possível também, através da central de marcações da Novamed (11) 4004-2734 fazer seu agendamento. São consultas em diversas especialidades, confira os detalhes aqui.

Dentista Online

O Dentista online é o serviço de teleorientação odontológica disponível para os beneficiários Bradesco Dental IBM.
Com apenas um clique, você pode se conectar com um dos especialistas por videochat para esclarecer dúvidas e até mesmo receber orientações de procedimentos dentários.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h, via videochat em tempo real.

Acesse: www.bradescoseguros.com.br/dental

1 – Clique em fazer login

2- Selecione Contratante (pessoa jurídica)

3- Selecione a opção Dental

3- Selecione a opção Beneficiário

4- Usuário: CPF beneficiário e senha.

Basta clicar no ícone Dentista Online, na lateral direita da tela, na área logada do beneficiário. Habilite sua câmera e, em instantes, um dentista especializado estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre tratamentos ou orientar sobre procedimentos odontológicos. O serviço é válido para todo o território nacional.

Cobertura Exames Covid19

Os beneficiários da Bradesco Saúde têm disponíveis os exames sorológicos para COVID-19, que detectam a presença dos anticorpos IgG ou anticorpos totais no sangue do paciente produzidos pelo organismo após exposição ao novo coronavírus, e o de RT-PCR (conhecido como PCR), responsável por identificar a presença do vírus Sars-Cov-2 no período em que está ativo no organismo.

Ainda que o Bradesco Saúde cubra os exames, é preciso estar atento às regras:

1) Testes rápidos não são elegíveis a reembolso pelo plano médico;

2) Sorologia IgM não é elegivel a cobertura pelo plano médico, seja na rede credenciada ou através de reembolso;

3) Se o pedido de realização do teste for exigido por algum Cliente, o funcionário IBM deverá procurar o seu gerente, antes de realizar o exame, pois o plano médico não reembolsará essas despesas. O gerente deverá procurar o CMT para avaliar o pedido do cliente. (Carlos Hopf).

4) Para solicitar o reembolso, deverá seguir os critérios abaixo informados, através de pedido/relatório médico com justificativa, através do app ou site Bradesco.

5) Funcionários que tiveram contato com outras pessoas que testaram positivo para Covid19, deverão apresentar os mesmos documentos para cobertura dos exames, de acordo com as exigências das Diretrizes de utilização da Agência Nacional de Saúde/ANS. Se não há sintoma os exames não possuem cobertura pelo Plano Médico.

Exame RT-PCR para detecção do novo Coronavírus

O Bradesco Saúde oferece a cobertura obrigatória para RT-PCR, de acordo com as exigências das Diretrizes de utilização da Agência Nacional de Saúde/ANS, quando preenchidos dois ou mais dos seguintes sintomas:

Febre, que pode estar presente no momento do exame clínico ou referida pelo paciente (sensação febril) de ocorrência recente;
Sintomas do trato respiratório (por exemplo, tosse, dispneia, coriza, dor de garganta);
Outros sintomas consistentes incluindo, mialgias, distúrbios gastrointestinais (diarreia/náuseas/vômitos), perda ou diminuição do olfato (anosmia) ou perda ou diminuição do paladar (ageusia).

Observações:

Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também a obstrução nasal, a desidratação e a falta de apetite (inapetência), na ausência de outro diagnóstico específico.
Em idosos, deve-se considerar também, critérios específicos de agravamento como: síncope (desmaio ou perda temporária de consciência), confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite (inapetência).
O diagnóstico clínico da doença, também deve ser considerado em pacientes com doença grave do trato respiratório inferior sem causa clara, como é o caso de pacientes que se apresentem em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta síndrome o indivíduo apresenta-se em franca dispneia/desconforto respiratório/dificuldade para respirar com saturação de oxigênio (O2) menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto (cianose) ou queixa de pressão persistente no tórax.
Em crianças, a SRAG apresenta-se com os sinais e sintomas anteriores, devendo ser observados sinais característicos de esforço respiratório, tais como, os batimentos de asa de nariz, tiragem intercostal, e, por fim, alteração na coloração das extremidades que ficam azuladas (cianose).

Exame de sorologia para detecção do novo Coronavírus – IgG / IgA

Esse exame é realizado por meio de coleta de sangue da veia, com a finalidade de dosar anticorpos.

Após o nosso organismo entrar em contato com o vírus, é preciso aguardar alguns dias até que esses anticorpos sejam produzidos e, depois, a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste sorológico. Esse período é chamado de “janela imunológica”.

O intervalo de tempo ideal para detectar esses anticorpos seria a partir do 8º dia do aparecimento dos sintomas.

O Bradesco Saúde oferece cobertura obrigatória desse exame, conforme solicitação do médico assistente, quando preenchido um dos critérios do Grupo I e nenhum do Grupo II.

Grupo I (critérios de inclusão):

  1. A) Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2.

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG): Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência;

SÍNDROME GRIPAL (SG): Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças: além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

  1. B) Pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do 8º dia do início dos sintomas.

Grupo II (Critérios de exclusão):

  1. a) RT-PCR prévio positivo para Sars-Cov-2;
  2. b) Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
  3. c) Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana (exceto para os pacientes que se enquadrem no item b do Grupo I);
  4. d) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de screening, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado
  5. e) Verificação de imunidade pós-vacinal.

Dúvidas?

Procure pelos pontos focais Bradesco Saúde:

Lucas Carvalho – planmed2@br.ibm.com

Wilson Fernandes – planmed1@br.ibm.com

Marcia Torres – plamedho@br.ibm.com

Vacinas

Todos os funcionários/aposentados, e seus dependentes, são elegíveis ao reembolso de vacinas, para isso deverão apresentar a prescrição médica junto com a nota fiscal discriminada, ao Bradesco Saúde.

O reembolso para as vacinas é 75% limitando-se a R$ 350,00 por vacina/dose.

Para as vacinas Meningocócica B e de Prematuridade o funcionário/aposentado deverá entrar em contato com a Central de Saúde IBM através do email contato@centralsaude24h.com.br e solicitar análise técnica.

Nesta solicitação o funcionário deverá enviar os documentos abaixo:

  • Receita médica datada e carimbada com número de doses;
  • Caderneta de vacinação atualizada;

Nota fiscal com informação do tipo de vacina e o nome de quem a recebeu.

Formulários

Clique no formulário desejado para fazer o download. Se um dos dependentes tiver menos de 12 anos, além do documento específico para inclusão / alteração ou cancelamento, também deverá ser enviado o CONSENTIMENTO TRATAMENTO DE DADOS DE MENORES – PLANO DE SAUDE preenchido e assinado, ambos documentos deverão conter a mesma data.

Despesas no Exterior

O Plano Médico é de abrangência nacional. Entretanto, a IBM concede a cobertura para atendimento médico no exterior por 45 dias, para ambas as modalidades do plano (Rede Credenciada ou Livre Escolha), mas somente quando for caracterizado como emergencial.

  • Férias ou motivos particulares :

Se for viajar para fora do Brasil, e necessitar de atendimento de emergência, deverá pagar as despesas médico-hospitalares e solicitar, em caráter excepcional, o reembolso delas, exclusivamente através do Bradesco Saúde e/ou Dental.

Para o reembolso, será necessário que você apresente:

1)   Recibo original do hospital / clínica ou profissional e;

2)   Relatório médico indicando o atendimento de emêrgencia com a descrição dos procedimentos e medicamentos;

O relatório será avaliado previamente pela equipe médica da IBM, através da Central de Saúde e você receberá a autorização para reembolso, que deverá ser enviada através do Pontos Focais Bradesco Saúde.

Para despesas médicas no exterior quando em viagem de férias ou motivos particulares, o reembolso será de 75%.

Nenhum reembolso poderá ser solicitado através do Concur.

  • Viagens a Trabalho :

Para despesas médicas no exterior, exclusivamente em viagem a trabalho, você poderá utilizar a assistencia International SOS.

Consulte a pagina Travel security e fique por dentro de toda a cobertura em viagens a trabalho.

Para aqueles que não conseguirem acessar o ISOS, o reembolso seguirá as mesmas condições do processo de férias, ou seja, através de solicitação de reembolso através do Bradesco Saúde e/ou Dental.

Para despesas médicas no exterior quando em viagem a serviço o reembolso será de 95% das despesas e será necessário a apresentação do relatório médico caracterizando a emergência, bem como o comprovante de viagem a serviço.

Atenção :

  • O dólar que será considerado para o cálculo do pagamento será o Dolar Comercial;
  • A data da conversão do dólar será a data do evento e não do fechamento da fatura do cartão de crédito;
  • Despesas com IOF não serão reembolsadas.
  • Depesas com ambulância devem seguir a mesma regra do plano médico no Brasil, sendo necessário relatório médico que justifique a necessidade da remoção.
  • Não poderá haver simultaneidade de pedido de reembolso (ISOS x Bradesco Saúde/Dental).

Dúvidas? Procure pelos pontos focais

Ventura: Lucas Carvalho, 21 2132-5242, planmed2@br.ibm.com
Hortolândia: Marcia Torres, 19 2132-1817, plamedho@br.ibm.com
Tutóia e demais localidades: Wilson Fernandes, 11 2132-3441, planmed1@br.ibm.com

Indicação de Corretores de Plano de Saúde

O Bradesco Saúde disponibiliza para você, funcionário/aposentado, uma lista de Indicações de Corretores e Administradores de Plano de Saúde a serem contactados para aquisição de um novo plano de saúde. 

Segue abaixo a relação com os devidos contatos. Clique para fazer o download:

Lembrando que a aquisição destes planos é de inteira responsabilidade do requisitante e, em nada está relacionada com a IBM Brasil ou Fundação Previdenciária IBM.

Contatos

Central Bradesco Saúde: 0800 701 2731
Site Bradesco Saúde: www.bradescosaude.com.br

*Pontos focais Bradesco Saúde*

Rio de Janeiro:
Lucas Carvalho
Telefone externo: (21) 2132-5242
E-mail: planmed2@br.ibm.com

Hortolândia:
Marcia Torres
Telefone externo: (19) 2132-1817
E-mail: plamedho@br.ibm.com

São Paulo e demais localidades:
Wilson Fernandes
Telefone externo: (11) 2131-5034 ou 2132-3441
E-mail: planmed1@br.ibm.com

*Central de Atendimento Vidalink: *
São Paulo: (11) 4225.9090
Demais regiões: 0800-774-0000
Site Vidalink: https://www.vidalink.com.br/

*Pontos focais Funcional Card:*

Rio de Janeiro

Rosiane Silva
E-mail: farmarj@br.ibm.com

São Paulo e demais localidades:
Beatriz Fernandes
E-mail: farmasp@ibm.com

Central de Saúde IBM: 4005-1555 (Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e outras 24 cidades*) ou 0800-941-1555 (Outras localidades)
Site: www.centralsaude24h.com.br/ibm
E-mail: contato@centralsaude24h.com.br

Central de Saúde

A Central de Saúde IBM é um benefício oferecido pela IBM a todos os funcionários e dependentes e busca dar mais tranquilidade e segurança para você cuidar da sua saúde  e a da sua família.

Neste benefício um time de médicos e enfermeiros está preparado para te oferecer um atendimento confiável e transparente através de contatos telefônicos disponíveis 24 horas todos os dias da semana, onde você e sua família precisarem. Eles irão estudar as suas necessidades para propor um programa adaptado à sua rotina. São diferentes programas de saúde para cada etapa da sua vida. O atendimento é personalizado e confidencial, respeitando o sigilo médico e totalmente gratuito.

Quer saber mais? Acesse http://www.centralsaude24h.com.br/

Entre em contato pelos telefones:

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005-1555 

Outras localidades:0800-941-1555.

Conheça todos os programas disponíveis pela Central de Saúde IBM nas abas abaixo. Clique e confira!

– IBM BABY

– PROGRAMA BEBÊ EM CASA

Estamos felizes por compartilhar esse momento inesquecível da sua vida. Continuamos à sua disposição para dar assistência e tirar as suas dúvidas sobre a sua saúde e a do seu bebê, ao longo dos primeiros 18 meses. 

Sabemos que as primeiras semanas são sempre mais complicadas por causa da adaptação da família à nova rotina com chegada do bebê. Toda a atenção estará para o recém-nascido e a Central de Saúde vai estar aqui para cuidar da saúde da família, que também precisa de atenção e cuidado. 

  • Qual o objetivo do programa Bebê em Casa? 

Auxiliar no desenvolvimento e o crescimento do bebê do momento que nasce até completar dezoito meses, dando também suporte médico e psicológico à família no mesmo período. A atuação será principalmente na prevenção, de forma a evitar, afastar e controlar fatores de risco, e questões relacionadas à imunização, alimentação, estado nutricional, acidentes e doenças.  

O objetivo é verificar se estão sendo seguidas as orientações médicas como base no manual de primeira infância do Ministério da Saúde. Esse acompanhamento irá complementar o acompanhamento presencial do seu pediatra, e não substituí-lo. 

  • Como funciona o programa Mamãe e Bebês? 

O participante do programa contará com o suporte de uma profissional especializada em enfermagem que irá acompanhar os 18 primeiros meses de vida do bebê. A enfermeira realizará contatos periódicos para fornecer informações importantes a cada fase do desenvolvimento do bebê e monitorar o calendário vacinal. Além disso, o participante poderá entrar em contato quando julgar necessário para esclarecer dúvidas.  

Junto à profissional, está presente um time de médicos, pediatras, clínicos gerais, imunologistas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais à disposição da família. A participação no programa é voluntária. 

  • Na prática, que ações o programa Bebê em Casa pode fazer por mim? 
  • Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do bebê 
  • Imunização do bebê 
  • Acompanhamento dos resultados de exames laboratoriais e de imagem 
  • Suporte nutricional 
  • Suporte psicológico 
  • Estímulo ao aleitamento materno exclusivo, se possível 
  • Prevenção de acidentes domésticos 
  • Existe algum programa de acompanhamento especial para bebês e crianças com doenças crônicas? 

Sim. O programa de Gerenciamento de Pediatria Crônica oferece assistência diferenciada aos pacientes com patologias crônicas ou complexas, através do monitoramento e gerenciamento dos casos, oferecendo apoio ao paciente e seus familiares durante seu tratamento, com acompanhamento à distância. As doenças mais recorrentes no programa são: 

  • Diabetes Mellitus juvenil 
  • Doenças pulmonares (incluindo asma, bronquite e fibrose cística)  
  • Cardiopatias 
  • Neuropatias (incluindo paralisia cerebral, epilepsia e doenças neuroprogressivas) 
  • Diagnósticos mais agressivos e que comprometem o dia-a-dia 

O programa faz o acompanhamento da faixa etária dos 30 dias até os 15 anos, quando o paciente já pode passar a ser acompanhada pelo Programa de Gerenciamento de Crônico. 

  • Preciso pagar alguma mensalidade ou taxa para usar o acompanhamento da Central de Saúde IBM? 

Todos os programas da Central de Saúde IBM são gratuitos para funcionários e seus dependentes. Os custos do programa são assumidos integralmente pela IBM. 

  • Em que horários posso entrar em contato com a equipe do programa Mamães e bebês? 

O contato telefônico com a equipe está disponível das 8h às 18h durante os dias úteis para acompanhamentos programados, emergências clínicas e obstétricas e questões administrativas. Nos dias úteis, entre as 18h e 8h, nos finais de semana e feriados, a equipe está disponível para emergências. 

  • O suporte oferecido pela Central de Saúde IBM tem alguma etapa presencial? 

Não. Todas as etapas do acompanhamento oferecido pelos programas da Central de Saúde IBM são realizadas a distância. Os acompanhamentos podem ser realizados por telefone, telemedicina, e-mail e mensagens de texto.  

  • A participação no programa é obrigatória? 

Não. A participação no programa é totalmente voluntária. 

Como participar do programa?

Após comprovação de gestação, entre em contato com a Central de Saúde IBM pelo telefones

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse http://www.centralsaude24h.com.br/

– PROGRAMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL

Serão 9 meses (ou 40 semanas, é bom já ir se acostumando a contar o tempo assim!) de muita expectativa, exames, consultas e muitas dúvidas. Seja o seu bebê sendo gerado na sua barriga ou através de uma barriga solidária, nós estamos aqui para te explicar tudinho e comemorar com você cada fase, até a chegada dele. 

Para colaborar com que a gravidez de uma IBMista ou de uma dependente seja saudável em todas as fases, o programa IBM Baby da Central de Saúde IBM irá acompanhar a gestação e o desenvolvimento do bebê, além de ajudar com os cuidados necessários, trazendo segurança e conforto nessa fase especial.

  • Qual o objetivo do programa Gestação Saudável?

Acompanhar a evolução da gravidez do ponto de vista médico e psicológico, para garantir uma gestação saudável e segura tanto para a futura família como para o bebê. O acompanhamento irá incentivar ações que possam prevenir complicações durante e depois da gestação, controle dos fatores de risco que possam comprometer a boa evolução da gestação. 

O objetivo é verificar se estão sendo seguidas as orientações médicas como base no manual do pré-natal do Ministério da Saúde. O acompanhamento fornecido pelo programa irá complementar o acompanhamento presencial do obstetra que a gestante escolher, e não substituí-lo. 

  • Como funciona o programa? 

Identificada a gestação, você já pode se inscrever no programa e contar com o suporte de uma profissional especializada em enfermagem que irá acompanhar toda a sua gravidez, desde a inscrição no programa até 30 dias depois do parto. A participação no programa Bebê em Casa pode iniciar já em sequência, se gostar. Junto à profissional, está presente um time de médicos, pediatras, clínicos gerais, imunologistas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais à disposição da família.  

Serão realizados contatos periódicos para acompanhar o estado de saúde e fornecer informações importantes a cada fase da gravidez. A participação no programa é integralmente voluntária e você poderá entrar em contato com o programa sempre que achar necessário.  

  • Na prática, que ações o programa de acompanhamento de gestantes pode fazer por mim? 
  • Acompanhamento dos resultados de exames laboratoriais e de imagem 
  • Identificação prévia de sinais e sintomas de complicações na gravidez 
  • Imunização da gestante 
  • Prevenção de intercorrências clínicas e cirúrgicas 
  • Estímulo ao aleitamento materno exclusivo 
  • Suporte nutricional 
  • Suporte psicológico 
  • Acompanhamento da internação para o parto 
  • Preciso pagar alguma mensalidade ou taxa para usar o acompanhamento da Central de Saúde IBM? 

Todos os programas da Central de Saúde IBM são gratuitos para funcionários e seus dependentes. Os custos do programa são assumidos integralmente pela IBM. 

  • Em que horários posso entrar em contato com a equipe do programa Gestação Saudável? 

O contato telefônico com a equipe está disponível das 8h às 18h durante os dias úteis para acompanhamentos programados, emergências clínicas e obstétricas e questões administrativas. Nos dias úteis, entre as 18h e 8h, nos finais de semana e feriados, a equipe está disponível para emergências. 

  • suporte oferecido pela Central de Saúde IBM tem alguma etapa presencial? 

Não. Todas as etapas do acompanhamento oferecido pelos programas Central de Saúde IBM são realizadas a distância. Os acompanhamentos podem ser realizados por telefone, e-mail e mensagens de texto.  

  • A participação no programa é obrigatória? 

Não. A participação no programa é totalmente voluntária.  

Como participar do programa?

Após comprovação de gestação, entre em contato com a Central de Saúde IBM pelo telefones:

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse http://www.centralsaude24h.com.br/

– IBM CARE

– GERENCIAMENTO DE SAÚDE

Conviver com uma doença crônica não pode te definir nem limitar. Seja a sua melhor versão através de um tratamento adequado, controle e hábitos saudáveis no seu dia a dia. 

Cada participante terá um profissional de saúde especializado que irá orientar sobre os cuidados necessários para seguir o tratamento indicado pelo médico, incentivar o autocuidado e estimular uma mudança no estilo de vida através de contatos periódicos.

Entre as principais doenças acompanhadas estão diabetes, hipertensão, oncologia, dislipidemia, tabagismo, obesidade, doenças respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares. O programa irá também monitorar os resultados de exames e as internações, caso ocorram.

  • Qual o objetivo do programa de Gerenciamento de Saúde? 

Os programas de Gerenciamento de Saúde ajudam os funcionários e dependentes com doenças crônicas a terem um controle mais efetivo da sua saúde. O programa irá orientar e esclarecer dúvidas médicas, e acompanhar cada etapas do tratamento para incentivar que a pessoa aprenda mais sobre a sua saúde e seja responsável por adotar um estilo de vida mais adequado para conviver com a sua doença.  

  • Como funciona o programa de Gerenciamento de Saúde na prática? 

O participante do programa contará com o suporte de um profissional especializado em enfermagem, que irá acompanhar cada etapa do tratamento. Com estas informações, oferecemos um acompanhamento direcionado através de um trabalho em conjunto com o paciente e seu médico, para identificar as melhores opções de tratamento, medicação e estilo de vida.  

Em paralelo, a equipe irá fornecer informações atualizadas e relacionadas ao quadro clínico do participante, em contatos periódicos, ajustados a sua agenda, visando educá-lo, para que este possa fazer um melhor controle da sua saúde. 

  • Qual profissional irá realizar o Gerenciamento de Saúde? 

O participante será acompanhado por um enfermeiro e irá contar com o suporte de um time de médicos, nefrologistas, oncologistas, cardiologistas, clínicos gerais, imunologistas, nutricionistas e psicólogos à disposição do participante. 

  • Quais são as doenças crônicas acompanhadas? 
  • Diabetes 
  • Obesidade 
  • Hipertensão 
  • Tabagismo 
  • Câncer 
  • Dislipidemia 
  • Doenças Cardiovasculares 
  • Doenças Respiratórias Crônicas 
  • A participação nos programas é obrigatória? 

Não. A participação no programa é totalmente voluntária.  

  • Preciso pagar alguma mensalidade ou taxa para usar o Gerenciamento de Saúde? 

Todos os programas da Central de Saúde IBM são gratuitos para funcionários e seus dependentes. Os custos do programa são assumidos integralmente pela IBM. 

  • O suporte oferecido pela Central de Saúde IBM tem alguma etapa presencial? 

Não. Todas as etapas do acompanhamento oferecido pelos programas da Central de Saúde IBM são realizadas a distância. Os acompanhamentos podem ser realizados por telefone, telemedicina, e-mail e mensagens de texto. 

  • Em que horários posso entrar em contato com a equipe do programa de Gerenciamento de Saúde?  

O contato telefônico com a equipe está disponível das 8h às 18h durante os dias úteis para acompanhamentos programados, emergências clínicas e obstétricas e questões administrativas. Nos dias úteis, entre as 18h e 8h, nos finais de semana e feriados, a equipe está disponível para emergências. 

Como participar do programa?

Entre em contato com a Central de Saúde IBM pelos telefones:

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse: http://www.centralsaude24h.com.br/

– PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESPECIAL (PAE)

O Programa de Assistência Especial (PAE) tem como objetivo auxiliar o funcionário a custear as despesas relacionadas à saúde de seus filhos com deficiência física e/ou mental, desde que sejam caracterizadas como irreversíveis (permanentes) e incapacitantes.


Entende-se por incapacitante, condição física ou clínica que impeça a realização de atividades básicas de vida diária e de auto-cuidado.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui

– IBM HEALTH

– ACOMPANHAMENTO DE INTERNAÇÃO

Internações são momentos delicados, sejam elas emergenciais ou programadas e a Central de Saúde IBM dá suporte em ambos os casos. Estaremos ao seu lado, trabalhando para que todo o processo de internação ocorra da melhor forma possível para o paciente e para quem está na sala de espera. 

Sendo uma internação de emergência ou agendada, você tem à disposição um suporte técnico e personalizado desde o momento da internação até a total recuperação em casa. O programa de Acompanhamento de Internação irá oferecer um atendimento personalizado e diferenciado para você e sua família.

O objetivo é oferecer suporte técnico, agilizando os processos de internação e de procedimentos especiais, monitorar a evolução clínica através de contatos com o paciente e com seu médico, e apoiar os familiares durante a internação. Tudo isso, para atender às necessidades do paciente e proporcionar um atendimento de melhor qualidade.

  • Para que serve o programa de Acompanhamento de internação? 

Para dar suporte em casos de emergência e internação para os funcionários e dependentes do plano de saúde oferecido pela IBM. O time de médicos e enfermeiros da Central de Saúde IBM está disponível 24h para te apoiar e orientar com informações confiáveis e transparentes. A Central de Saúde trabalha para que o tratamento proposto em caso de atendimentos de emergência e internação seja o mais adequado e eficaz para atender as necessidades do quadro clínico do paciente.  

  • Quem pode utilizar o programa de Acompanhamento de internação? 

Todos os funcionários da IBM e seus dependentes cadastrados no plano de saúde.  

  • Como o Programa de Acompanhamento de internação funciona?  

Quando a sua internação ou a de um dependente for liberada pela Bradesco Saúde, a equipe da Central de Saúde IBM entrará em contato, para explicar como será o suporte dado ao longo da internação e dar início ao acompanhamento. A participação é voluntária, gratuita e irá complementar, não substituir, o acompanhamento presencial do seu médico. 

  • Como proceder em uma situação de emergência? 

A orientação é que havendo uma emergência, procure o hospital credenciado pelo plano de saúde da sua escolha e caso fique internado, entre em contato com a Central de Saúde IBM que iniciaremos o acompanhamento. Os profissionais do programa poderão entrar em contato com o médico do hospital onde você está sendo atendido para checar se o tratamento está sendo realizado da melhor maneira e no tempo correto. 

Nos casos de emergência, mantenha a calma e siga as orientações abaixo: 

Procure o hospital da rede credenciada de sua escolha e em caso de internação, entre em contato com o programa Central de Saúde IBM e tenha em mãos: 

  • Nome do paciente 
  • Número do cartão do plano de saúde 
  • Nome e telefone do hospital 
  • Nome do médico que fez o atendimento na emergência 
  • O que faço se eu tiver uma internação programada? 

Se você souber com antecedência a data da internação, entre em contato com o programa que daremos o suporte pré-operatório necessário. 

  • Se, em caso de emergência, eu for levado a um hospital da rede pública, posso recorrer a Central de Saúde IBM?  

Sim. A equipe da Central de Saúde IBM irá orientar em casos de emergência e internação também em hospitais da rede pública, desde que o paciente faça parte do plano de saúde da Bradesco oferecido pela IBM.  O contato com o programa deverá ser feito da mesma maneira. 

  • Quando posso falar com a equipe da Central de Saúde IBM?  

Entre em contato com a Central de Saúde IBM caso você ou um dependente seu estiver em uma situação de emergência hospitalar ou em caso de uma internação programada.  

A Central de Saúde IBM estará disponivel 24h por dia e 7 dias por semana, para atender suas ligações em qualquer emergência. Caso você queira falar com a equipe sobre assuntos não emergenciais pode entrar em contato por qualquer canal das 8h às 18h durante os dias úteis. 

  • Preciso pagar alguma mensalidade ou taxa para usar o acompanhamento de internação da Central de Saúde IBM? 

Todos os programas da Central de Saúde IBM são gratuitos para funcionários e seus dependentes. Os custos do programa são assumidos integralmente pela IBM. 

  • A participação no programa é obrigatória? 

Não. A participação no programa é totalmente voluntária.  

Tem uma cirurgia agendada ou aconteceu uma emergência médica?

Entre em contato com a Central de Saúde IBM pelos telefones:

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse: http://www.centralsaude24h.com.br/

– ACONSELHAMENTO CLÍNICO

Falar sobre saúde gera muitas dúvidas, não é verdade? Quando precisar esclarecer suas questões sobre sua saúde, conte com os profissionais da Central de Saúde IBM. Vamos conversar para entender melhor a sua questão e te ajudar.

Estaremos à disposição para te orientar sobre os médicos, consultórios e hospitais da rede credenciada do seu plano de saúde, tirar dúvidas sobre medicamentos prescritos e orientações de uso, ajudar a encontrar a assistência médica adequada ao seu caso, aconselhar sobre o tratamento de uma doença, procedimento ou consulta, além de dar dicas sobre saúde e bem estar.

Quer tirar uma dúvida de saúde?

Entre em contato com a Central de Saúde IBM pelos telefones

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse: http://www.centralsaude24h.com.br/

– ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIAS MÉDICAS

A Central de Saúde IBM está disponível 24 horas todos os dias da semana para dar o suporte clínico necessário aos funcionários e seus dependentes em casos de emergências médicas. O atendimento é realizado por um médico ou enfermeiro que dará o apoio de acordo com a sua necessidade.

Aconteceu uma emergência médica?

Entre em contato com a Central de Saúde IBM pelos telefones:

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse: http://www.centralsaude24h.com.br/

– GERENCIAMENTO DE AFASTAMENTO

Seja por saúde ou por um bebê novo na família, agora a Central de Saúde IBM te acompanha em cada etapa da sua licença da empresa. As licenças médicas, maternidades e paternidades serão monitoradas pela equipe do programa para te ajudar com as questões administrativas necessárias para que você consiga se concentrar realmente no que mais importa para você neste momento de vida, a sua saúde e a da sua família. 

  • Qual o objetivo do programa de Gerenciamento de afastados? 

Os programas de Gerenciamento de Afastados ajudam os funcionários e dependentes com necessidade de se afastar do trabalho em licença médica, licença maternidade ou licença paternidade a terem um suporte técnico durante todo o processo. O programa irá orientar, esclarecer dúvidas, e acompanhar cada etapas do afastamento para garantir que os protocolos estejam sendo seguidos corretamente. 

  • Quais são as licenças acompanhadas pelo programa?
  • Licenças médicas até 15 dias
  • Licenças médicas acima de 15 dias 
  • Licenças maternidades
  • Licenças paternidades
  • Como funciona o programa de Gerenciamento de Afastados na prática? 

O participante do programa contará com o suporte de um profissional especializado em Assistência Social, que irá acompanhar cada etapa do processo.  

Em casos de licenças médicas de até 15 dias ou acima de 15 dias, para dar início, é preciso que o funcionário ou jovem aprendiz envie o atestado médico ou odontológico para o Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) da sua localidade, e na sequência, a Central de Saúde IBM fará o contato com o funcionário para iniciar o acompanhamento. Os estagiários não devem enviar atestados médicos ou odontológicos para o Departamento de Saúde Ocupacional, a sua data de ausência deve ser alinhada diretamente com o(a) gerente.  

No caso de licença maternidade, é preciso comunicar a gravidez ao seu gerente direto para que ele possa programar o trabalho durante a sua ausência e encaminhar para o Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) o atestado médico de 120 dias constando a data de início da licença. Com isso feito, o programa começará o acompanhamento da sua licença. 

Já em caso de licença paternidade, envie a solicitação com a certidão de nascimento ou adoção (para a adoção de crianças menores de 12 anos é preciso do termo de Consentimento de tratamento de menores de 12 anos preenchido) para o e-mail licenca@carelink.com.br, com o seu gerente em cópia. 

  • Qual profissional irá realizar o Programa de Gerenciamento de Afastados? 

O participante será acompanhado por uma assistente social com experiência em afastamento. A Central também conta com um time de médicos, nefrologistas, oncologistas, cardiologistas, clínicos gerais, imunologistas, nutricionistas e psicólogos à disposição do participante. 

  • Preciso pagar alguma mensalidade ou taxa para usar o Gerenciamento de Afastados? 

Todos os programas da Central de Saúde IBM são gratuitos para funcionários e seus dependentes. Os custos do programa são assumidos integralmente pela IBM. 

  • O suporte oferecido pela Central de Saúde IBM tem alguma etapa presencial? 

Não. Todas as etapas do acompanhamento oferecido pela Central de Saúde IBM são realizadas a distância. Os acompanhamentos podem ser realizados por telefone, telemedicina, e-mail e mensagens de texto. 

  • Em que horários posso falar com a equipe do programa? 

O contato telefônico com a equipe está disponível das 8h às 18h durante os dias úteis para acompanhamentos programados, emergências clínicas e obstétricas e questões administrativas. Nos dias úteis, entre as 18h e 8h, nos finais de semana e feriados, a equipe está disponível para emergências. 

  • A participação no programa é obrigatória? 

Os afastamentos passam pela Central de Saúde IBM, sendo necessária a participação no programa. 

Como participar do programa?


Após comprovação de gestação ou afastamento médico, entre em contato com a Central de Saúde IBM pelos telefones

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse: http://www.centralsaude24h.com.br/

– IBM WELLBEING

– PROGRAMA QUERO PARAR (antibagismo)

O Quero Parar é o programa para funcionários que tenham como objetivo eliminar o uso do tabaco. A Central de Saúde IBM, oferece uma equipe de especialistas e acompanhamento durante todo o tratamento e apoio contínuo, para que o funcionário atinja um estilo de vida mais saudável.

Como participar do programa?

Entre em contato com a Central de Saúde IBM pelo telefones:

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse http://www.centralsaude24h.com.br/

– PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA A PESSOA TRANS (PAT)

Um ambiente de trabalho é mais criativo e diverso quando cada pessoa que trabalha na empresa se sente bem e por inteiro, para assim poder dar o seu melhor. Estar por inteiro é ser acolhido, aceito e valorizado sendo quem se é verdadeiramente, sem precisar esconder uma parte de si para trabalhar, e esse cuidado passa também pela identidade de gênero das pessoas que trabalham na empresa. Pensando nisso, a IBM criou um programa para dar apoio as pessoas trans que estão em seus processos de transição de gênero.  

Cada IBMista e/ou dependente, que for elegível ao programa e decidir participar, terá um profissional que dará suporte sobre os cuidados necessários para seguir o processo indicado pelo médico, dar o suporte psicológico necessário e ajudar com suporte aos benefícios oferecidos pela IBM. 

  • Qual o objetivo do programa? 

O programa irá acompanhar as pessoas que trabalham na IBM em processo de transição de gênero, buscando uma adequação das características físicas com o gênero que se identifica, através de suporte médico e emocional, realizado por uma equipe multidisciplinar de saúde, incluindo médicos(as), enfermeiros(as) e psicólogos(as). 

A proposta é orientar e esclarecer dúvidas médicas, e acompanhar cada etapa desse processo para apoiar a pessoa e garantir que esteja sendo conduzida de forma saudável e adequada. 

  • Como funciona o programa na prática? 

O IBMista e/ou dependente que se inscrever no programa contará com o suporte de uma psicóloga e um time de profissionais de saúde, que irá acompanhar cada etapa do processo. Através de contatos periódicos ajustados à sua agenda, oferecemos um acompanhamento direcionado para identificar as melhores opções de tratamento, medicação e estilo de vida.  

Em paralelo, o programa também orienta sobre os benefícios oferecidos pela IBM às pessoas trans, como o suporte hormonal para auxílio nas mudanças corporais.  

  • Qual profissional irá realizar o programa? 

A pessoa participante será acompanhada por uma psicóloga e irá contar com o suporte de um time de médicos, nefrologistas, oncologistas, cardiologistas, clínicos gerais, imunologistas, nutricionistas, enfermeiras e assistentes sociais à disposição.  

A equipe é treinada continuamente sobre diversidade e inclusão para estar capacitada para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor. 

  • A confidencialidade e segurança dos meus dados estão garantidas? 

A confidencialidade é garantida. O acesso aos seus dados será feito somente por profissionais da área médica e psicológica da Central de Saúde IBM. Todas as informações que o programa obtiver durante cada acompanhamento serão preenchidas em um prontuário médico eletrônico que segue todas as normas médicas relativas a sigilo. Além disso, todos os dados são protegidos seguindo os protocolos de segurança e criptografia estabelecidos pelo governo brasileiro e aprovadas pela IBM. 

  • A participação nos programas é obrigatória? 

Não. A participação no programa é totalmente voluntária.  

  • Preciso pagar alguma mensalidade ou taxa para usar o programa PAT?

Todos os programas da Central de Saúde IBM são gratuitos para funcionários e seus dependentes. Os custos do programa são assumidos integralmente pela IBM. 

  • O suporte oferecido pela Central de Saúde IBM tem alguma etapa presencial? 

Não. Todas as etapas do acompanhamento oferecido pelos programas da Central de Saúde IBM são realizadas a distância. Os acompanhamentos podem ser realizados por telefone, telemedicina, e-mail e mensagens de texto. 

  • Em que horários posso falar com a equipe do programa?  

O contato telefônico com a equipe está disponível das 8h às 18h durante os dias úteis para acompanhamentos programados, emergências clínicas e questões administrativas. Nos dias úteis, entre as 18h e 8h, nos finais de semana e feriados, a equipe está disponível para emergências. 

Como participar do programa?

Entre em contato com a Central de Saúde IBM pelos telefones:

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Quer conhecer melhor o programa, acesse http://www.centralsaude24h.com.br/

– TERMO DE CONSENTIMENTO

Todas as análises de reembolso solicitadas através da equipe médica da Central de Saúde, de menores de idade, para analise técnica para eventos/procedimentos/medicamentos não cobertos pelos benefícios oferecidos pela IBM (Plano médico, odontológico e medicamentos), esse termo deverá ser enviado junto com o pedido.

TERMO DE CONSENTIMENTO DADOS DE MENORES (25 KB, .docx, Oct 2021)

– CONTATOS

Entre em contato com a Central de Saúde IBM pelos telefones:

Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba: 4005.1555

Outras localidades: 0800 941 1555.

Site: www.centralsaude24h.com.br/ibm

IBM – AskHR

Acesse: https://w3.ibm.com/hr/askhr/home

Via E-mail:

AskHR Brazil/Brazil/IBM – askhr@br.ibm.com

– PERGUNTAS E RESPOSTAS

Para que serve a Central de Saúde IBM?
A Central de Saúde IBM é um benefício complementar que a IBM disponibiliza para os funcionários e seus dependentes oferecendo suporte nos cuidados com a saúde. É composta por médicos e enfermeiros, para auxiliar, acompanhar e esclarecer dúvidas relacionadas à sua saúde.
 

Por quem eu serei atendido?
Você será atendido por uma equipe multidisciplinar formada por médicos e enfermeiros com mais de 20 anos de experiência e atuando em clínicas ativamente, com especialidades em Cardiologia, Nefrologia, Oncologia, Clinica Geral, Pediatria, Imunologia, Alergista e Ginecologia.
 

A Central de Saúde IBM é um benefício oferecido pela IBM a todos os funcionários?
Sim. A Central de Saúde IBM é oferecida a todos os funcionários e dependentes elegíveis ao Plano Médico.
 

Em que momento eu devo entrar em contato com a Central de Saúde IBM?
Você deve contactar a Central de Saúde IBM sempre que tiver as seguintes dúvidas:

Plano Médico, Odontológico e Medicamentos

Acompanhamento de Internação

Gerenciamento de Saúde

Aconselhamento Clinico

Atendimento de emergências médicas

Gravidez e Bebê

Programa Quero Parar (antibagismo)

Quais os horários que devo entrar em contato com a Central de Saúde IBM?
O contato telefônico com a equipe esté disponivel das 8h às 18h durante os dias úteis para acompanhamentos programados e questões administrativas. Para emergências médicas a Central de Saúde IBM está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
 

Se eu viajar para outra localidade no Brasil, de férias ou a trabalho, posso recorrer à Central de Saúde IBM em caso de emergências?
Sim. A Central de Saúde IBM cobre todo o perímetro Nacional. Nossa orientação é procurar uma emergência credenciada pelo plano de saúde ou solicitar uma indicação à Central de Saúde IBM.
 

Mesmo sendo um benefício para os funcionários e dependentes, haverá algum tipo de custo extra?
Não haverá nenhum custo adicional para os funcionários e dependentes.
 

A confidencialidade dos dados dos funcionários estará garantida?
A confidencialidade é totalmente garantida. O acesso aos dados será feito somente por profissionais da área médica da Central de Saúde IBM. Todas as informações que a Central de Saúde IBM obtiver durante o acompanhamento de serão preenchidas em um prontuário médico eletrônico que segue todas as normas médicas relativas a sigilo.
 

A Central de Saúde IBM poderá prescrever medicamento para meu problema?
Não.
 

O que posso encontrar no portal da Central de Saúde IBM?
O portal da Central de Saúde IBM foi criado para que os funcionários e seus dependentes tenham mais facilidade para acessar as informações do programa de saúde e possam utilizá-lo conforme sua necessidade.